O Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) confirmou que o Governo Federal deverá cortar cerca de 1,4 milhão de pessoas do programa Bolsa Família em março. A projeção é um pouco menor do que o número que vinha sendo ventilado dentro do Palácio do Planalto.
Inicialmente, Dias disse que 1,5 milhão de pessoas seriam excluídas do programa social em março. Contudo, já naquele momento inicial, o Ministro disse que este número poderia passar por variações, e que ele só saberia a quantidade correta de excluídos a partir desta semana.
O Ministro Wellington Dias também confirmou que os cortes não devem parar por agora. Além destes 1,4 milhão de usuários que devem perder o benefício social em março, há uma grande chance de que outros indivíduos também percam o direito de receber o saldo do programa no decorrer deste ano de 2023.
O Ministério explica que os 1,4 milhão que devem ter o bloqueio em março seriam casos de pessoas que possuem indícios muito fortes e claros de irregularidades. Segundo Wellington Dias, há casos de cidadãos que estariam recebendo o Bolsa Família ao mesmo passo em que recebem oito ou até nove salários mínimos.
Os outros excluídos, que serão retirados do programa durante o ano, deverão passar por novas análises antes de terem a conta suspensa. São casos de cidadãos em que há uma suspeita de irregularidade em torno de suas contas. Contudo, como o Governo ainda não tem certeza da frade, dará um tempo para que o cidadão comprove que está correto.
O Ministro Wellington Dias divulgou detalhadamente os números das exclusões do Bolsa Família neste mês de março, com respectivas razões para os bloqueios. Aconteceram casos, por exemplo, de famílias que pediram para sair do programa voluntariamente.
Segundo o Ministro, das 1,4 milhão de exclusões, cerca de 1 milhão ocorreram porque as pessoas estavam ferindo alguma regra do programa. Na maioria dos casos, os cidadãos contavam com uma renda per capita alta.
Além deste grupo, estima-se que cerca de 393 mil tenham sido excluídos porque teriam dito no Cadúnico que moravam sozinhas, quando na verdade residiam com outros membros dentro de uma mesma casa.
Outras 4,1 mil famílias deixaram o programa social de maneira voluntária. São casos de cidadãos que entenderam que estavam dentro do projeto de forma fraudulenta, e pediram para sair do benefício por vontade própria.
Para este mês de março, a expectativa é que os pagamentos do Bolsa Família aconteçam entre os dias 20 e 31. No geral, as regras de liberações seguem basicamente as mesmas, com os repasses ocorrendo sempre nos 10 últimos dias úteis do mês. Veja abaixo: