Na última segunda-feira (20), o Governo Federal iniciou o processo de pagamento do programa Bolsa Família. O benefício social está entrando oficialmente em uma nova fase, com novos formatos de seleção, de pagamento e até mesmo de definição de valores. Contudo, nem todo mundo recebeu os cartões para movimentar o saldo.
O Governo Federal anunciou que os cartões do Novo Bolsa Família devem começar a serem entregues a partir do próximo mês de abril. A ideia é enviar os dispositivos através dos Correios para o endereço que o cidadão registrou em sua conta oficial do Cadúnico no momento da inscrição.
O ritmo de entrega de produtos pelos Correios costuma variar de acordo com a localidade em que o cidadão reside. Assim, é possível dizer que as pessoas que moram em locais mais remotos, demorem um pouco mais para conseguir receber o dispositivo em sua casa. De todo modo, o Governo garante que mais cedo ou mais tarde, o indivíduo vai receber a encomenda.
Como os cartões novos ainda não foram entregues, o formato de movimentação do Bolsa Família em março segue o mesmo que se registrou nos meses anteriores. As pessoas que possuem o cartão do antigo Auxílio Brasil, podem seguir usando o dispositivo sem maiores problemas.
Quem não tem nenhum cartão, pode movimentar o dinheiro do benefício social através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, usar o Pix e até mesmo gerar um código para saque.
Com este código gerado no aplicativo, o cidadão pode se dirigir para um caixa eletrônico, casa lotérica ou até mesmo um correspondente Caixa Aqui para sacar o dinheiro em espécie sem necessidade de um cartão físico.
Nesta semana, os pagamentos do Bolsa Família estão sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1 a 5. O dinheiro entra na conta destes usuários nas primeiras horas da manhã.
Os demais grupos devem receber o benefício social na próxima semana. Para este mês de março, segue valendo a lógica de que os pagamentos acontecem sempre nos 10 últimos dias úteis do mês, e sempre de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Veja abaixo:
Vale lembrar que para este mês de março, parte dos usuários poderão começar a movimentar também o adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade. Os primeiros pagamentos deste bônus, aliás, estão acontecendo nesta semana.
Para saber se você está apto ao recebimento do benefício neste mês, basta consultar as suas informações pessoais através do sistema do app do Bolsa Família. A outra opção é aguardar a chegada da carta de confirmação do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.