O governo federal revelou nesta segunda-feira (3) novos detalhes sobre os pagamentos de junho do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender pouco mais de 20 milhões de pessoas no decorrer das próximas semanas, segundo informações oficiais.
Especificamente para este mês de junho, uma dúvida está pairando sobre a cabeça de muitos usuários, sobretudo aqueles que residem em estados do Nordeste. Afinal de contas, o Bolsa Família vai contar com alguma pausa para as tradicionais festas de São João?
A resposta é não. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não haverá mudanças no sistema do calendário do Bolsa Família de junho por causa das festas juninas. Tais pausas só acontecem nos feriados.
Segundo o calendário divulgado pelo governo federal, as chamadas festas juninas não se encaixam no conceito de feriado. É possível que alguns municípios concedam a data de folga para os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, mas estas decisões não alteram as datas previstas para o Bolsa Família.
Neste ano de 2024, a tradicional noite de véspera de São João deve ocorrer em um domingo, mais precisamente no dia 23 de junho. Neste caso, não há pagamentos previstos para o Bolsa Família, justamente por se tratar de um domingo.
Segundo o governo federal, as liberações oficiais do Bolsa Família serão retomadas já na segunda-feira (24), dia de São João, que é considerada um data útil. Por isso, os pagamentos devem seguir normalmente.
Assim como nos meses anteriores, a ideia do governo federal é liberar o Bolsa Família nos 10 últimos dias úteis do mês. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
Para o mês de junho, as regras de entrada no Bolsa Família seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao saldo, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.
É importante notar que mesmo as pessoas que seguem estas regras de entrada ainda não estão automaticamente garantidas no Bolsa Família de junho. É preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome selecione o seu nome.
Para saber se você está entre os selecionados, basta consultar as informações sobre a sua conta no app oficial do Bolsa Família. Para o mês de junho, no entanto, esta atualização ainda não está disponível. Será preciso esperar mais algumas semanas.
Se você já está no Cadúnico, a dica é manter a lista sempre atualizada. A atualização deve ocorrer sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, existem vários casos de pessoas que estão no Cadúnico, mas que acabam não sendo selecionadas para o Bolsa Família, justamente por causa da falta de atualização do sistema do Cadastro Único do governo federal.