Na última segunda-feira (17/06), a Caixa deu início na nova fase de repasses do Bolsa Família. Essa nova rodada atenderá 20,8 milhões de famílias em estado de vulnerabilidade.
Porém, a novidade está em um reajuste que milhões de inscritos vão receber este mês. O valor a mais será de R$ 102, mas apenas quem cumpre os requisitos do pagamento extra poderão receber em sua parcela.
Antes de tudo, é importante entender que o valor do Bolsa Família inclui vários benefícios em sua composição. Nesse sentido, o valor da parcela é diferente para cada família, a depender da sua composição.
Assim, o reajuste que muitos vão receber trará uma melhor condição para o orçamento dos inscritos em junho. O pagamento extra se refere ao repasse do Auxílio Gás.
Milhões de beneficiários do Bolsa Família também têm direito ao recebimento do Auxílio Gás e irão garantir uma renda extra de R$ 102 este mês.
Confira as regras de elegibilidade:
Ademais, é importante destacar que o Auxílio Gás conta com uma lista de prioridades que determina que entrará primeiro no programa. Isso acontece porque o orçamento da União ainda é limitado e não contempla a todos que se incluem nas regras anteriores.
Por isso, confira a lista em ordem prioritária:
Além do repasse do Auxílio Gás, os beneficiários do Bolsa Família ainda poderão receber vários outros bônus. Para ter direito, basta ter integrantes no grupo familiar que se enquadrem nos seguintes requisitos:
Esses bônus são cumulativos, ou seja, uma família pode receber vários acréscimos ao mesmo tempo, desde que tenha membros que se adéquam as exigências.
Ademais, para garantir o recebimento dos benefícios extras, é fundamental manter o CadÚnico atualizado. Isso porque esta é a única forma que o governo tem de identificar quem tem direito aos benefícios e fazer a concessão.
Para atualizar o CadÚnico, o responsável familiar precisa se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Os repasses do Bolsa Família começaram na última segunda-feira (17) e tem previsão de encerramento para o dia 28 de junho.
Os depósitos são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que segue o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos inscritos para liberação dos recursos.
Assim, confira todas as datas do pagamento do Bolsa Família de junho:
Os beneficiários do Bolsa Família podem consultar o benefício por meio do aplicativo Bolsa Família ou pelo aplicativo Caixa Tem. Além disso, o aplicativo CadÚnico e o Portal Cidadão também oferecem o serviço de consulta.
Ademais, o saque pode ser realizado com a utilização do cartão magnético do benefício, por meio de um dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal:
A Caixa também disponibiliza o aplicativo Caixa Tem para a movimentação financeira digital do benefício. Assim, os inscritos podem fazer PIX, pagar boletos, recarregar o celular e acessar vários outros serviços pelo app.