O programa Bolsa Família confirmou o pagamento antecipado da parcela de maio para um novo grupo de beneficiários neste sábado (25/05). A iniciativa faz parte de uma nova regra do Governo Federal que beneficia um grupo específico dos inscritos.
Os repasses do Bolsa Família de maio começaram no dia 17 e seguirão até o dia 30. A seguir, confira todos os detalhes sobre as antecipações e pagamentos deste mês.
O programa Bolsa Família segue uma política que permite as antecipação dos repasses em alguns casos específicos. Assim, todos os meses milhares de beneficiários têm direito a receber o pagamento antes da data prevista no calendário oficial.
Em maio, já houve a antecipação para dois grupos:
No entanto, ainda existe um grupo que receberá o pagamento antecipado esta semana. São aqueles que tinham previsão de recebimento na próxima segunda-feira (27).
Isso porque uma recente regra do programa determina que todos os depósitos previstos para liberação em uma segunda-feira já fiquem disponíveis no sábado anterior.
Nesse sentido, os beneficiários com NIS final 7 já podem ter acesso aos recursos, que estarão disponíveis neste sábado, dia 25 de maio.
Os depósitos do Bolsa Família são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Para liberar os recursos, o banco leva em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiário, de acordo com o calendário oficial.
Dessa maneira, a cada dia um novo grupo recebe os pagamentos e já podem movimentar os valores. A seguir, confira o calendário oficial de maio com todas as datas dos repasses:
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, disponibiliza os seus canais de atendimento para que os beneficiários movimentem o saldo. Assim, é possível fazer o saque com o cartão do benefício em:
Além disso, a Caixa também disponibiliza o aplicativo Caixa Tem, que dá acesso à conta social digital em que o Bolsa Família é depositado.
Com o app, é possível realizar movimentações financeiras, como PIX, transferências bancárias, pagamento de boletos, recarga de celular e várias outras.
Dessa forma, o aplicativo Caixa Tem é um facilitador, permitindo que os beneficiários acessem os pagamentos sem sair de casa, com praticidade e agilidade.
Outra funcionalidade disponível por meio do aplicativo Caixa Tem é a realização do saque do Bolsa Família sem o cartão do benefício. Essa é uma ferramenta importante para os inscritos, principalmente para aqueles que perderam ou tiveram o cartão furtado.
Para utilizar essa função, basta seguir os seguintes passos:
Por fim, vale destacar que para realizar o saque no caixa eletrônico, basta selecionar a opção “saque sem cartão” e seguir as instruções da tela.
Mas nas lotéricas, será necessário apresentar um documento de identificação com foto e o código do Caixa Tem, informando ao atendente que deseja realizar o saque do Bolsa Família.
Para maior comodidade dos inscritos, o programa conta com diversos canais de atendimento. Além disso, o seu acesso pode ser feito sem sair de casa, por meio da internet ou telefone. Confira todas as opções disponíveis: