Nesta terça-feira (19), um novo grupo de beneficiários do Bolsa Família recebeu o pagamento do programa. Parte desses beneficiários estava recebendo o auxílio emergencial. Com o fim do programa em dezembro de 2020, todos voltam a receber o Bolsa.
O cronograma desse programa é feito de acordo com o último número do Número de Identificação Social (NIS). O pagamento desta terça-feira foi feito para quem tem o NIS terminado em 2. Esse grupo, no auxílio emergencial e fora dele, não precisa esperar por uma segunda data para fazer o saque do valor depositado em conta.
O calendário sempre é feito nos últimos dias úteis do mês. Em janeiro, o cronograma segue até o dia 29. Veja abaixo o calendário completo de janeiro para o programa.
18 de janeiro: NIS terminado em 1
19 de janeiro: NIS terminado em 2
20 de janeiro: NIS terminado em 3
21 de janeiro: NIS terminado em 4
22 de janeiro: NIS terminado em 5
25 de janeiro: NIS terminado em 6
26 de janeiro: NIS terminado em 7
27 de janeiro: NIS terminado em 8
28 de janeiro: NIS terminado em 9
29 de janeiro: NIS terminado em 0
As parcelas pagas a cada mês ficam disponíveis para serem sacadas durante 90 dias após o depósito. Quem recebe o pagamento pode conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, informando o valor do benefício.
Segundo o Ministério da Cidadania, 95% das famílias que fazem parte do Bolsa Família migraram para o auxílio emergencial em 2020. Os dois programas não eram cumulativos e, já que o auxílio era mais vantajoso, a maioria recebeu o pagamento dele.
Dados de novembro de 2020 mostram eu 12,4 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família estava recebendo o auxílio. O Bolsa Família tem um total de 14,2 milhões de famílias cadastradas. Esse grupo recebeu a última parcela do auxílio emergencial em 23 de dezembro e este mês voltam a receber o Bolsa.