O cartão do Bolsa Família é um importante documento para o recebimento dos pagamentos mensais. Assim, ao ser aprovado no programa, a família recebe o seu cartão e o primeiro passo é fazer o cadastramento da senha.
Outro momento importante é quando o responsável familiar esquece a senha do cartão, o que impossibilita o recebimento do benefício.
Em ambos os casos, a Caixa Econômica Federal disponibiliza os seus canais de atendimento para que os beneficiários possam cadastrar ou recadastrar o senha do seu cartão do Bolsa Família.
A seguir, conheça quais são os canais disponíveis e veja o passo a passo completo e simples para fazer a solicitação.
Os processos de cadastro e recadastro da senha do cartão do Bolsa Família são realizados pelo mesmo canal da Caixa. Assim, os beneficiários podem iniciar a solicitação sem sair de casa. Confira o passo a passo completo:
Os beneficiários do Bolsa Família podem fazer o saque do Bolsa Família utilizando o cartão do benefício por meio dos canais disponibilizados pela Caixa:
Além da forma de saque convencional, a Caixa ainda disponibiliza a opção de fazer o saque sem o cartão do benefício. Essa modalidade é importante para quem sofreu perda ou roubo do cartão ou mesmo em caso de bloqueio ou esquecimento da senha.
Para utilizar, é necessário ter acesso ao aplicativo Caixa Tem. Assim, é só entrar no app e gerar um código de saque.
Com o código em mãos, o beneficiário terá o prazo de até 2 horas para comparecer a um caixa eletrônico ou em uma lotérica para fazer o saque.
No caixa eletrônico, basta selecionar a opção “saque sem cartão” e seguir as orientações da tela. Na lotérica, basta apresentar um documento de identificação com foto e informar o código do Caixa Tem.
Os pagamentos do Bolsa Família referente a abril de 2024 começam no próximo dia 17. A Caixa é responsável pelos depósitos e segue o calendário oficial, de acordo com o último dígito do NIS dos beneficiários.
Este mês, além do valor regular do Bolsa Família e dos acréscimos, milhares de beneficiários receberão um valor extra. Isso porque haverá o pagamento do Auxílio Gás, importante programa do Governo Federal para custeio do gás de cozinha para as famílias de baixa renda.
O valor do Auxílio Gás depende da média nacional do gás de cozinha dos últimos 6 meses, divulgada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Dessa maneira, em abril o valor do repasse se fixou em R$ 102.
Assim sendo, a composição da parcela ficará da seguinte forma este mês: