Todos os meses, o Bolsa Família atende milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Por meio do programa, as famílias conseguem ter acesso à renda, garantindo dignidade e comida na mesa.
No entanto, uma das dúvidas mais comuns entre os beneficiários é sobre o horário que o pagamento cai na conta. Afinal, o Bolsa Família cai meia noite ou em outro horário?
A seguir, entenda como funcionam os pagamentos do benefício e todos os detalhes sobre o repasse de maio de 2024.
Esta é a dúvida de milhares de beneficiários do programa. Contudo, vale destacar que o benefício pode cair na conta em diferentes horários para cada pessoa.
Assim, o pagamento do Bolsa Família não cai exatamente à meia noite no Caixa Tem. Isso porque alguns beneficiários podem receber a notificação de depósito às 4h e outros às 5h, de forma que o horário de pagamento se torna variável.
Além disso, vale lembrar que o aplicativo Caixa Tem pode apresentar instabilidades durante o período de depósitos do benefício. Isso acontece por conta dos milhares de acessos que ocorrem ao mesmo tempo nos dias dos repasses.
Em maio de 2024, o Bolsa Família já divulgou as datas dos repasses para os inscritos. Os pagamentos têm previsão para iniciarem no dia 17, com encerramento no dia 30 de maio.
Além disso, este mês traz novidades para os beneficiários, como antecipações e adicionais ao valor da parcela.
Em maio, o Bolsa Família vai antecipar os pagamentos para todos os beneficiários que moram em locais onde houve declaração oficial de calamidade pública.
Isso porque, nos últimos meses, vários municípios brasileiros sofreram com as fortes chuvas. Mas o caso mais recente e mais grave foram os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul.
Desde o final de abril, grande parte do estado está passando por momentos de grandes perdas, tanto de vidas quanto de bens materiais, por conta das inundações. Dessa forma, também foram incluídos para o recebimento antecipado do Bolsa Família.
Para os grupos que moram nessas localidades, o pagamento ocorrerá no primeiro dia de repasses, ou seja, no dia 17 de maio. Além disso, não será considerado o final do NIS para os pagamentos.
Ademais, todos os grupos que têm previsão de receber em uma segunda-feira, de acordo com o calendário oficial, poderão receber os pagamentos no sábado anterior. Isso significa uma antecipação de dois dias.
Em maio, o Bolsa Família vai pagar a parcela de R$ 600 para todos os inscritos no programa. Porém, milhares de beneficiários poderão receber adicionais e aumentar o valor a receber.
Isso porque o governo determinou o pagamento dos bônus do Bolsa Família, de acordo com a composição familiar de cada grupo. Entenda como funciona:
Ademais, é importante destacar que é possível acumular os bônus do Bolsa Família. Assim, quanto maior a quantidade de membros que se enquadram nas regras acima, maior será o valor a receber.