Em 2023, o Governo fez uma série de pentes-fino no programa Bolsa Família, o que levou à exclusão de milhões de beneficiários que apresentavam alguma irregularidade.
Entretanto, é importante ter em mente que existe a possibilidade de reativar o cadastro, desde que algumas regras sejam seguidas. Portanto, se você acredita que o corte no Bolsa Família aconteceu de forma equivocada, acompanhe este texto e entenda como você pode reativar o benefício.
Periodicamente, o Governo avalia os cadastros que estão ativos no Bolsa Família. A ideia é averiguar até que ponto os beneficiários realmente têm direito de receber o pagamento. Afinal, muitas pessoas tentam burlar o sistema do programa, visando apenas o lucro e esquecendo-se de que este dinheiro é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por isso, esses cortes recorrentes no programa acontecem. O foco não é prejudicar os beneficiários, como algumas pessoas podem crer, mas, muito pelo contrário: ao bloquear cadastros irregulares, o Governo aumenta seus subsídios para auxiliar quem realmente precisa.
Entretanto, sabemos que, às vezes, esses bloqueios podem ser feitos de forma equivocada, o que leva ao bloqueio de algumas pessoas que merecem receber o benefício. Nesses casos, é possível fazer a contestação, seguindo as recomendações abaixo:
Lembrando que seguir as regras do programa é fundamental para reativar o cadastro. Caso contrário, não será possível.
Para poder reativar o benefício do Bolsa Família, é importante que você esteja dentro das regras do programa. De maneira geral, podemos descrever as seguintes regras:
Se você seguir todas essas regras, poderá solicitar a reativação do seu Bolsa Família diretamente no CRAS.