O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família de junho.
Os repasses têm previsão de inicio na próxima segunda-feira (17/06), com os depósitos seguindo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Porém, alguns grupos beneficiários já poderão movimentar o pagamento antes mesmo do início do calendário oficial. Isso porque haverá a antecipação dos depósitos para milhares de inscritos que se adéquam as exigências de recebimento.
Em junho dois grupos específicos terão direito a antecipação dos pagamentos. Confira quais são:
Esses dois grupos receberão o pagamento no dia 15 de junho, ou seja, antes mesmo da Caixa abrir o calendário oficial. Dessa forma, já poderão sacar e fazer a movimentação do benefício.
Além disso, os inscritos com NIS final 6 também receberão o pagamento do Bolsa Família antecipado. Isso porque o calendário previa o depósito para o dia 24 de junho.
Mas, para seguir a regra de antecipação da segunda-feira, os depósitos já estarão liberado no sábado anterior, dia 22 de junho.
Vale destacar que os demais beneficiários receberão a parcela de junho de acordo com o calendário oficial do programa. Dessa forma, confira todas as datas:
Em junho, o valor do Bolsa Família será variável, ou seja, as famílias receberão valores diferentes, de acordo com a sua composição.
A princípio, todos terão direito ao pagamento base de R$ 600. Mas ainda poderão aumentar de forma significativa o valor da parcela por meio dos bônus do Bolsa Família.
Esses bônus são acréscimos que o governo faz para as famílias com os seguintes integrantes:
Outra novidade para os pagamentos deste mês são os repasses do Auxílio Gás. O benefício que atende milhões de brasileiros terá uma nova rodada em junho, garantindo um acréscimo importante no orçamento das famílias em vulnerabilidade.
O Auxílio Gás é um benefício bimestral e o seu valor segue o preço médio nacional do botijão de gás. Nesse sentido, o valor da parcela de junho será de R$ 102.
Mas vale lembrar que o Auxílio Gás abrange apenas uma parte dos beneficiários do Bolsa Família. Assim, quem integra os dois programas, poderá receber uma parcela ainda maior este mês.
A consulta do Bolsa Família e do Auxílio Gás estão disponíveis nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal:
Para fazer o saque do Bolsa Família e do Auxílio Gás com o cartão do benefício, os inscritos podem utilizar os seguintes canais da Caixa:
Mas para ajudar quem perdeu, não recebeu ou teve o cartão roubado, a Caixa disponibiliza a opção de saque sem o cartão do benefício. Para isso, será necessário baixar o aplicativo Caixa Tem e seguir o passo a passo: