Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deverá atender pouco mais de 20 milhões de pessoas a partir do próximo dia 17, segundo as informações oficiais.
Para quem não faz parte da folha de pagamento do Bolsa Família, uma dúvida fica no ar: afinal de contas, ainda é possível se inscrever no benefício a tempo de receber o saldo já a partir da próxima semana?
Oficialmente, não existe um processo de inscrição direta para o recebimento do Bolsa Família. O ministério explica que esse sistema de seleção ocorre com base em dados já existentes no CadÚnico do governo federal.
Em regra geral, a pasta seleciona as pessoas que possuem conta atualizada no sistema do CadÚnico, e que possuem uma renda per capita de até R$ 218.
Mesmo as pessoas que cumprem essas regras de entrada, ainda não estão automaticamente garantidas de um programa social. É preciso esperar até que o ministério selecione o seu nome com base no espaço orçamentário disponível no mês em questão.
De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é não. A pasta explica que o sistema de seleção para o mês de setembro já foi oficialmente concluído, e a folha de pagamentos já foi fechada.
Uma das provas disso é que as informações referentes ao mês de setembro já estão sendo atualizadas no aplicativo oficial do Bolsa Família. Isso significa que qualquer pessoa já pode conferir se está entre os selecionados para essa nova leva de pagamento.
De todo modo, você não precisa se preocupar completamente. Segundo as informações oficiais, o processo de seleção para o Bolsa Família é contínuo. Na prática, isso significa que as pessoas que não foram selecionadas para os pagamentos de setembro, terão outras oportunidades em outubro, novembro, dezembro e assim sucessivamente.
Todos os meses, o Ministério do Desenvolvimento Social realiza uma renovação dos usuários do programa social. Quem está dentro do benefício, por exemplo, corre o risco de ser excluído por algum motivo. Do mesmo modo, algumas pessoas que estão de fora, terão chance de seleção.
A dica importante é sempre manter o aplicativo oficial do Bolsa Família atualizado. Assim, você vai conseguir entender quando o Ministério do Desenvolvimento Social selecionar o seu nome.
Como dito, em setembro os pagamentos do Bolsa Família serão iniciados no próximo dia 17. Mas nem todo mundo poderá receber o saldo nessa mesma data. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de setembro, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social:
Usuários que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública não precisam seguir o calendário acima. Nesse caso, o Bolsa Família será liberado de maneira antecipada já na próxima terça-feira (17)