Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) durante a Black Friday deste ano, que ocorreu entre os dias 25 e 26 de novembro, o evento pode ter superado a casa dos R$ 28 bilhões em vendas realizadas por cartões de crédito, débito e pré-pago.
Esse montante representa um crescimento de aproximadamente 22% em comparação com a Black Friday de 2020. O uso dos cartões na internet, aplicativos e outros tipos de compras não presenciais teve alta de cerca de 30% no período.
As novas tendências de consumo ganharam evidência na pandemia, com forte estímulo às vendas online. Pagamentos não presenciais representam hoje cerca de 35% de todos os gastos realizados com o cartão de crédito.
Entre os itens mais buscados na Black Friday deste ano estão alimentos, que representou aproximadamente 20% dos gastos, além de produtos de higiene e beleza. As compras de produtos eletroeletrônicos acabaram em segundo plano neste ano.
Outro dado que demonstra o crescimento no uso de cartões na Black Friday, foi o registro realizado pela Getnet, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil que trabalha com soluções físicas incluindo as maquininhas de pagamento com cartão de crédito ou débito, que registrou mais de R$ 2 bilhões em volume de transações.
O que representa um aumento de mais de 60% frente ao mesmo período de 2020, chegando a cerca de 40% de participação de mercado em volume de transação, segundo relatório da Neotrust.
Em relação à quantidade de transações, o crescimento foi ainda maior, superando os 6 milhões, variação acima de 90% em comparação ao ano passado, com redução do ticket médio das compras.
Nos últimos anos, a Black Friday vem se consolidando como um evento mais completo de varejo, saindo dos tradicionais ramos de eletroeletrônicos, caracterizado por tickets mais altos, e entrando em setores de menor ticket.
A Black Friday mostra sua importância para o desenvolvimento do país, quando a cada ano que passa atrai e aumenta o número de consumidores para realizar compras de forma digital.
Para os pequenos comerciantes a data também tem uma importância muito relevante. Tendo em vista que em 2020 a Black Friday foi uma estratégia utilizada por esses comerciantes menores para não serem engolidos pelas grandes empresas durante a pandemia de Covid-19.
A estratégia dos pequenos comércios foi aumentar o período de Black Friday de um dia para uma semana, por exemplo, mudando o nome para “Black Week”. Com isso os comércios pequenos conseguiram uma sobrevida durante a pandemia onde as vendas eram mais difíceis por conta das restrições, com o tempo a estratégia foi adotada até mesmo pelas grandes empresas e é usada até hoje.
Para finalizar, é válido ressaltar que a Black Friday brasileira tem um propósito diferente quando comparado a data original nos EUA. No exterior o evento funciona mais como uma queima de estoque das lojas antes do Natal. Já aqui no Brasil a data se estende por semanas com intuito de movimentar a economia do país.