Os fungos são considerados seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou então pluricelulares, eucariotas, heterótrofos.
Eles fazem parte do Reino Fungi, podendo se dividir em cinco Filos:
De acordo com especialistas ao menos 1.5 milhão de espécies estão presentes no planeta Terra. Com a finalidade de serem usados para vários fins como por exemplo culinária, medicina, assim como produtos domésticos.
Entretanto, alguns são parasitas e transmitem doenças a fauna e flora. Além disso, os fungos possuem surpreendentemente vários habitat, ao passo que são encontrados no solo, na água, nos animais, nos vegetais, no homem e nos resíduos de forma geral.
Em suma, os fungos podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada, tendo o vento como um dos principais condutores, auxiliando no espalhamento dos propágulos e fragmentos de hifa. Desse modo, contribuindo para reprodução e proliferação dos fungos.
Na reprodução assexuada dos fungos não há fusão dos núcleos, dá se através de mitoses excessivas com a fragmentação do micélio dará origem a novos organismos.
Todavia, além do processo de fragmentação, a reprodução assexuada poderá acontecer através do brotamento e da esporulação.
Decerto, podemos dividir a reprodução sexuada em dois esporos divididos em três fases:
Ao contrário das plantas, os organismos presentes no Reino Fungi não tem clorofila, nem celulose e, por isso, não sintetizam seu alimento.
Contudo, libera-se uma enzima denominada exoenzima, ajudando na digestão dos alimentos.
Levando em consideração o tipo de alimentação, os fungos podem se classificar como:
De acordo com especialistas algumas das doenças causadas por fungos, são elas: