O sistema esquelético apoia e protege o corpo, dando-lhe forma e forma. Este sistema é composto de tecidos conjuntivos, incluindo osso, cartilagem, tendões e ligamentos.
Os nutrientes são fornecidos a este sistema através dos vasos sanguíneos que estão contidos nos canais do osso.
O sistema esquelético armazena minerais e gorduras e produz células sanguíneas. Ele também fornece mobilidade. Tendões, ossos, articulações , ligamentos e músculos trabalham em conjunto para produzir vários movimentos.
O esqueleto é composto por tecidos conjuntivos fibrosos e mineralizados que lhe conferem firmeza e flexibilidade. Consiste em ossos, cartilagens, tendões, articulações, assim como ligamentos.
Osso: um tipo de tecido conjuntivo mineralizado que contém colágeno e fosfato de cálcio, um cristal mineral. O fosfato de cálcio dá firmeza aos ossos. O tecido ósseo pode ser compacto ou esponjoso. Os ossos fornecem suporte e proteção para os órgãos do corpo.
Cartilagem: uma forma de tecido conjuntivo fibroso que é composto de fibras colágenas compactadas em uma substância gelatinosa de borracha chamada condrina. A cartilagem fornece suporte flexível para certas estruturas em humanos adultos, incluindo nariz, traqueia, assim como orelhas.
Tendão: uma faixa fibrosa de tecido conjuntivo que está ligada ao osso e conecta o músculo ao osso.
Ligamento: uma faixa fibrosa de tecido conjuntivo que une os ossos com os outros tecidos conjuntivos nas articulações.
Articulação: um local onde dois ou mais ossos ou outros componentes do esqueleto são unidos.
E então, gostou de conhecer mais sobre o esqueleto humano?
Não deixe de ler também – Biologia: Fatos curiosos sobre o sangue humano