Um recife de coral é uma estrutura oceânica submersa composta por muitos pólipos diferentes. Os pólipos são pequenos invertebrados marinhos incapazes de se mover.
Essas criaturas sésseis ou imóveis aglomeram-se com outros corais para formar colônias e se unem para formar um recife, secretando carbonato de cálcio. Esta substância dura também é encontrada em muitas rochas e minerais.
A seguir está uma lista dos nove maiores recifes de coral do mundo em ordem de tamanho.
Como muitos recifes de barreira são ovais longos, a maioria dos recifes de coral são medidos pelo comprimento.
Os três últimos ou menores recifes desta lista são medidos por área devido às suas formas incomuns.
Comprimento: 2.500 km
Localização: Mar de Coral perto da costa da Austrália
O Parque Marinho da Grande Barreira de Coral é um parque nacional protegido na Austrália. O recife em si é grande o suficiente para ser visto do espaço sideral. Este recife possui 400 espécies de corais, 1.500 espécies de peixes e 4.000 espécies de moluscos. A Grande Barreira de Corais é valiosa para o mundo inteiro porque abriga várias espécies quase extintas de animais aquáticos.
Comprimento: 1.900 km
Localização: Mar Vermelho perto de Israel, Egito e Djibouti
Os corais do Mar Vermelho, especialmente na parte mais ao norte, encontrada no Golfo de Eilat ou Aqaba, são mais resistentes do que a maioria. Eles são freqüentemente estudados por sua capacidade de resistir a altas temperaturas da água.
Comprimento: 1.500 km
Localização: Oceano Pacífico perto da Nova Caledônia
A diversidade e a beleza da Barreira de Corais da Nova Caledônia lhe valeram um lugar na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Este recife é ainda mais diversificado em contagem de espécies, incluindo espécies ameaçadas, do que a Grande Barreira de Corais.
Comprimento: 943 km
Localização: Oceano Atlântico perto do México, Belize, Guatemala e Honduras
O maior recife do hemisfério ocidental, a Barreira de Corais Mesoamericana também é chamada de Grande Recife Maia e faz parte de um sítio da UNESCO que também contém a Barreira de Corais de Belize. Este recife é o lar de 500 espécies de peixes, incluindo tubarões-baleia e 350 espécies de moluscos.
Comprimento: 579 km
Localização: Oceano Atlântico e Golfo do México perto da Flórida
O recife da Flórida é o único recife de coral dos Estados Unidos. Este recife é estimado em US $ 8,5 bilhões para a economia do estado, mas está se desintegrando rapidamente, mais rápido do que os cientistas estimaram, devido à acidificação dos oceanos. Ele se estende pelo Golfo do México, fora dos limites de sua casa no Santuário Marinho Nacional de Florida Keys.
Comprimento: 200 km
Localização: Bahamas entre as ilhas de Andros e Nassau
A Barreira de Corais de Andros, lar de 164 espécies marinhas, é famosa por suas esponjas de águas profundas e grandes populações de pargos vermelhos. Situa-se ao longo de uma trincheira profunda chamada Língua do Oceano.
Área: 40.000 km²
Localização: Oceano Índico a nordeste de Madagascar
O Banco Saya de Malha faz parte do Planalto Mascarene e apresenta os maiores leitos contínuos de ervas marinhas do mundo. Esta erva marinha se estende por 80-90% da área e o coral cobre outros 10-20%. Este recife tem uma forma mais redonda do que a maioria dos recifes elípticos, e é por isso que é mais frequentemente medido pela área do que pelo comprimento.
Área: 12.000 km²
Localização: Maldivas
Em 2010, o Arquipélago de Chagos foi oficialmente denominado área marinha protegida, proibindo-se a sua pesca comercial. Este recife em forma de anel no Oceano Índico não foi estudado extensivamente até anos mais recentes. Em 2010, foi descoberta uma floresta de mangue. O Great Chagos Bank é o maior atol ou círculo em forma de fita de recife de coral do mundo.
Área: 8.866 km²
Local: Mar da China Meridional (reivindicado pelas Filipinas, mas disputado pela China)
Em meados da década de 2010, a China começou a construir ilhas sobre recifes no Mar da China Meridional na região de Reed Bank para aumentar seu domínio sobre as Ilhas Spratley. Depósitos de petróleo e gás natural, bem como postos militares chineses, podem ser encontrados nele.
E então, gostou de conhecer mais?
Não deixe de ler também – Branqueamento de coral: Por que é um risco para a vida marinha?