Você já parou para pensar em quantas divisões o esqueleto possui? Essa matéria pode aparecer em questões de biologia do Enem e vestibulares, portanto, deve-se prestar atenção.
A saber, os ossos são o principal componente do sistema esquelético. Eles que constituem o esqueleto humano dividindo-se em dois grupos: ossos esqueléticos axiais e ossos esqueléticos apendiculares.
Um esqueleto humano adulto contém 206 ossos, 80 dos quais são do axial e 126 do apendicular.
Conheça melhor cada estrutura.
O esqueleto axial inclui ossos que correm ao longo do plano sagital medial do corpo. Imagine um plano vertical que atravessa seu corpo da frente para trás e divide o corpo em regiões iguais à direita e à esquerda. Este é o plano sagital medial.
O esqueleto axial forma um eixo central que inclui os ossos do crânio, hióide, coluna vertebral e caixa torácica. Além disso, ele protege vários órgãos vitais e tecidos moles do corpo.
O crânio fornece proteção para o cérebro, a coluna vertebral protege a medula espinhal e a caixa torácica protege o coração, assim como os pulmões.
O esqueleto apendicular é composto de membros do corpo, assim como estruturas que prendem os membros ao esqueleto axial.
Além, disso, ossos dos membros superiores e inferiores, as cinturas peitorais e a cintura pélvica são componentes desse esqueleto.
Embora a função primária do apendicular se destine para o movimento corporal, também fornece proteção para os órgãos do sistema digestivo, sistema excretor, assim como sistema reprodutivo.
E então, você gostou de conhecer sobre as divisões do sistema esquelético?
Não deixe de ler também – Biologia: O que compõe o esqueleto