Saúde e Bem Estar

Os benefícios do SONO para a saúde mental e física

Que dormir é bom, todo mundo sabe, mas será que todo mundo conhece os benefícios do sono para a saúde mental e física? Neste texto, buscamos reunir esses benefícios para que você possa compreender um pouco melhor esse assunto.

Afinal, dormir não é só sobre o prazer de descansar. Trata-se de uma ação fundamental para a nossa saúde física e mental. Descubra, aqui, os motivos pelos quais essa afirmação é verdadeira!

Quais os benefícios do sono para a saúde mental e física

O sono é fundamental para a nossa saúde e qualidade de vida. Quando dormimos mal, não ficamos apenas desanimados ou mal-humorados, mas, sim, também ocorrem impactos na saúde física, por uma série de motivos.

É por conta disso que os especialistas sempre batem na tecla da importância de construir uma rotina de sono equilibrada e saudável. Pois ela é capaz de mudar a nossa saúde de forma intensa.

Quer saber por quê? Então veja os benefícios do sono para a saúde mental e física:

1. Melhora a concentração e a memória

O nosso cérebro precisa de uma boa noite de descanso para conseguir se concentrar com mais atenção aos detalhes. Quando ele está cansado, há chances de nos distrairmos com mais facilidade, impactando no nosso rendimento no trabalho e estudos.

Além disso, é quando dormimos que o nosso cérebro “organiza” as nossas memórias. Se não há sono de qualidade, há memórias que podem ser perdidas por conta disso.

2. Reduz o estresse

O sono tem o poder de diminuir os níveis de estresse que, às vezes, assolam a nossa rotina. Assim, impacta profundamente na qualidade de vida de maneira geral, proporcionando efeitos na saúde mental.

No corpo, o excesso de estresse pode prejudicar a saúde do coração, por exemplo. Além de que o estresse excessivo também pode causar a psicossomatização. Portanto, um dos benefícios do sono para a saúde mental e física é justamente controlar tudo isso de forma eficiente.

3. Aumenta a imunidade

O sono também tem o papel de auxiliar na manutenção da nossa imunidade. Quando dormimos mal, a imunidade pode cair, o que faz com que o nosso corpo fique mais exposto à possibilidade de desenvolver diversos tipos de doenças.

4. Previne doenças, como a obesidade

A falta de sono pode ser uma das molas propulsoras do desenvolvimento de quadros de obesidade. Isso porque o sono ajuda na manutenção dos hormônios responsáveis pela sensação de fome e saciedade.

Assim, quando não dormimos bem, podemos acabar tendo mais fome do que o ideal para o nosso corpo, aumentando a ingestão de alimentos e provocando mais chances de desenvolver um quadro de obesidade.

5. Protege contra depressão

A depressão é outro quadro clínico, de saúde mental, que pode ser prevenido com uma boa noite de sono. Quando dormimos bem, temos, tendencialmente, maiores chances de manter as funções cerebrais equilibradas, além de ter mais disposição, motivação e bem-estar ao longo do dia.

Por isso, ter uma rotina de sono faz tão bem para a nossa mente!