Os benefícios do feedback podem ser notados desde a primeira sessão, mesmo que ainda sejam sutis e silenciosos. Isso porque essa técnica gera uma aproximação entre gestor e liderado, além de direcionar os passos mais assertivos que devem ser dados.
A seguir, você verá uma lista com esses e outros benefícios que as sessões de feedback podem proporcionar. Descubra quais são e comece a desenvolver a sua equipe!
Os benefícios do feedback são bastante diversos. Eles envolvem não apenas os resultados da empresa, como também os resultados do colaborador e, inclusive, a saúde mental deste.
Por isso, a cultura do feedback vem sendo cada vez mais disseminada. Se você quer que o seu time cresça e atinja novos patamares, talvez seja interessante investir nesse tipo de estratégia. Preparado? Então vamos conhecer um pouco mais sobre essas vantagens!
Um dos principais benefícios do feedback é a motivação que os colaboradores podem colher disso. Quando bem direcionados, sentem que sabem quais são os passos mais certeiros. Logo, instigam-se a buscar mais e mais, mantendo a motivação em uma média bastante interessante.
Afinal, se você deixar o seu colaborador “abandonado” e sem nenhum tipo de direcionamento, como é que ele poderá se sentir preparado para lidar com as adversidades do dia a dia? E como ele poderá descobrir quais caminhos são mais ricos? Pense sobre isso. 😉
Os objetivos da empresa e de cada setor também podem ser fortalecidos nas sessões de feedback. Por meio delas o gestor pode apontar quais são as metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, pode conversar com o liderado para que ele também apresente metas interessantes e pertinentes.
Um time bem alinhado e direcionado às metas corretas tende a ser mais desenvolvido. Os membros do time sabem quais passos dar e quando dar, viabilizando o crescimento e desenvolvimento de forma inteligente.
O retrabalho também diminui. As pessoas aprendem quais são as ações que devem entrar em cena, além de aprenderem com os próprios erros. Isso viabiliza trabalhos mais bem-feitos e alinhados à proposta da empresa.
O relacionamento interpessoal também pode desfrutar dos benefícios do feedback. Isso porque o gestor se aproxima do liderado, além de auxiliar na proximidade entre os membros da equipe.
A harmonia passa a fazer parte da rotina, viabilizando uma aproximação rica e muito interessante – tanto emocionalmente, quanto no sentido profissional.
Por fim, um dos principais benefícios do feedback é justamente o aumento de produtividade e resultados positivos. Afinal, o time passa a ter um direcionamento mais concreto, que auxilia na obtenção de caminhos mais estratégicos no trabalho.
Consequentemente, todo mundo sai ganhando: funcionários mais satisfeitos com os próprios resultados, empresa em expansão e time com bons relacionamentos.
Por isso, investir em feedback é investir em um crescimento mútuo. Que aderir a essa ideia? 😉