Os benefícios de andar descalço podem ser sentidos em alguns momentos de nossas vidas. Você pode testar ficar um pouco descalço no quintal de casa, na varanda ou mesmo no seu trabalho, se houver um espaço propício para isso.
Neste texto, descrevemos alguns dos motivos pelos quais essa prática pode ser interessante. Não deixe de conferir!
Antes de sabermos quais são os benefícios de andar descalço, é importante fazermos um adendo: você deve avaliar o local onde pretende caminhar descalço. Afinal, alguns ambientes podem ser sujos ou conter algum tipo de objeto que possa machucar os pés. Por isso, avaliar cada situação com atenção é fundamental para não se prejudicar durante a prática de caminhar descalço, combinado?
Prefira ambientes que você conhece bem, como o quintal da sua casa, e evite ambientes públicos que possam promover a circulação de pessoas e animais que você não conhece, pois é difícil ter conhecimento acerca da higiene deles, concorda?
Com isso esclarecido, vejamos 5 benefícios de andar descalço:
Andar descalço pode ajudá-lo a melhorar a postura, tendo em vista que a sola dos pés tocará o chão por completo e você poderá perceber a maneira como pisa e caminha. Isso porque, em algumas situações, os calçados podem atrapalhar essa nossa percepção, impactando, inclusive, a nossa postura.
Da mesma maneira que caminhar descalço pode impactar a nossa postura, essa atividade também pode ajudar a aumentar o equilíbrio. É como se o nosso corpo começasse a compreender melhor onde ele está e no que está caminhando. Além disso, nos ajuda a sentir melhor o ambiente, suas ondulações (como quando caminhamos na grama, por exemplo), promovendo o desenvolvimento do equilíbrio em diferentes terrenos.
Se caminharmos apenas com calçados e em ambientes completamente retos, poderemos perder um pouco essa capacidade de se equilibrar em situações mais “rústicas”.
A sensação de bem-estar também pode ser experimentada quando começamos a andar descalço com mais frequência. Sentir a areia, a água, a terra e a grama sob os pés é algo que pode ser muito agradável, nos ajudando a, inclusive, desconectar a mente dos problemas, ao prestarmos atenção na textura do que há no chão. Portanto, é uma forma de poder reduzir os níveis de estresse na rotina.
Andar descalço sobre um terreno com grama, por exemplo, nos ajuda na hora de nos conectarmos mais com a natureza. Sentimos o natural, as plantas, o ambiente externo… Tudo isso pode ajudar a estimular a criatividade, o bem-estar, a redução da ansiedade, e assim por diante. Experimente!
Quando passamos muito tempo usando um calçado apertado ou desconfortável, andar descalço pode se tornar uma maneira de reduzir as sensações ruins desses calçados e promover o relaxamento dos pés. Logo, é uma forma de reduzir as dores causadas por esses sapatos, ao mesmo tempo em que propicia mais prazer e bem-estar.
E você? Costuma andar descalço?