Os benefícios da higiene mental podem ser notados à medida que você implementa essa prática na sua rotina. Por ser um processo relativamente simples, é possível começar a notar diferença mesmo quando você coloca em prática ações que são consideradas “pequenas”.
Claro que cada caso é único e tudo dependerá do seu contexto, das suas questões emocionais atuais, etc. Contudo, podemos pensar, em conjunto, nos possíveis benefícios que essa prática diária pode proporcionar a nós. Veja a seguir!
São diversos os benefícios da higiene mental que você pode vir a experimentar em alguns momentos de sua vida. Conheça alguns deles e comece a pensar um pouco mais sobre como essa prática pode ser incluída na sua rotina:
Um dos pontos relacionados com a higiene mental é o ato de cortar relacionamentos tóxicos e fortalecer os saudáveis. Sendo assim, não podemos deixar de citar isso como um verdadeiro benefício, concorda?
A higiene mental pode nos ajudar a cultivar relacionamentos que nos fazem felizes, que elevam a nossa autoestima e que tornam a nossa vida mais leve. Afinal, ter boas amizades faz toda a diferença nos momentos difíceis, não é mesmo?
Quando cuidamos da higiene da nossa mente, excluindo ações e situações que causam estresse demasiado, ansiedade ou outros sentimentos que prejudicam nosso bem-estar, podemos reduzir os riscos de problemas emocionais.
Obviamente, não é possível excluir por completo as emoções negativas, pois elas têm funções importantes em nossas vidas, mas, aprender a minimizar os excessos, respeitando os seus limites e dando tempo ao tempo, ajuda a proteger a saúde mental.
Um dos benefícios da higiene mental é o fato de que ela nos ajuda a minimizar as situações de sobrecargas da mente. Podemos aprender a detectar aquelas situações que tornam a rotina muito desgastante, buscando alternativas para esse tipo de ocasião e investindo em métodos que protejam a nossa saúde.
Por exemplo, se você percebe que fica muito ansioso depois de passar muito tempo nas redes sociais, a higiene mental pode ajudá-lo a evitar esse comportamento e, consequentemente, a sobrecarga que ele tem provocado.
A higiene mental também está relacionada com a nossa autoaceitação. Por meio de análises introspectivas, podemos nos conhecer melhor, entender nossas qualidades, e assim por diante. Tudo isso nos ajuda na hora de aceitarmos quem somos e de potencializarmos a nossa autoestima.
Por fim, a criação de uma rotina mais saudável também faz parte dos benefícios da higiene mental. Isso porque aprendemos a manejar melhor as nossas ações, sentimentos, emoções e relacionamentos, cultivando uma vida mais equilibrada e que priorize a nossa saúde como um todo.
Por isso, investir nessa prática pode ser uma excelente ideia. Experimente saber mais sobre o assunto e implementá-lo na sua rotina!