Na Lei Orgânica da Assistência Social está previsto o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trata-se de uma iniciativa que distribui um valor equivalente a um salário mínimo nacional por mês. O pagamento é destinado a idosos acima dos 65 anos e pessoas deficientes de qualquer idade.
É importante deixar bem claro que o BPC não é de natureza previdenciária, sendo assim, não é preciso ter contribuído com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para receber o pagamento. Além disso, a solicitação pode ser feita pelos canais digitais da autarquia.
Antes de qualquer coisa, o cidadão precisa estar ciente que para receber o benefício, além de cumprir as regras de elegibilidade, é preciso estar devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, o registro é pré-requisito para a maioria das políticas públicas.
Estando com o cadastro ativo, é necessário corresponder aos seguintes requisitos:
Agora, veja como solicitar o BPC pela internet:
Confira a lista abaixo:
para fazer o registro, a família deve escolher um representante familiar, sendo este com idade a partir de 16 anos e, de preferência, do sexo feminino. Na sequência, ele deve ir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), apresentar o seu CPF ou título de eleitor e conceder pelo menos um documento dos seguintes para cada pessoa da família:
Após fazer a entrevista com um servidor da assistência social, a inscrição será efetuada e o cidadão receberá um Número de Identificação Social (NIS).