Marketing Digital

Benchmarking – Tipos de Análises

Existem vários tipos de Benchmarking que são praticados no Marketing Digital. É necessário que analise a necessidade do seu negócio e verifique qual o tipo de Benchmarking se encaixa na sua necessidade atual.

Existem várias formas de fazer o Benchmarking

Benchmarking é uma estratégia de análise do mercado que visa diretamente na concorrência. Sendo assim, é possível entender as ações de marketing digital que estão dando certo, bem como as que estão em obsolência.

Tipos de análises da concorrência

Há algumas formas de praticar o Benchmarking, sendo possível que pratique Benchmarking interno, competitivo, funcional, genérico e colaborativo

Interno

O Benchmarking interno é uma forma de analisar o próprio negócio. De modo que as empresas utilizam essa maneira de Benchmarking quando vão melhorar os processos ou padronizar filiais, por exemplo.

Competitivo

O mercado competitivo pede que analise as ações do concorrente. Sendo assim, o Benchmarking competitivo possui como ponto de referência os resultados dos concorrentes, assim poderá viabilizar as próprias estratégias.

Funcional

As operações da empresa são analisadas internamente no Benchmarking funcional. Ao passo que o foco é o resultado dos processos semelhantes na empresa. Assim sendo, o melhor processo interno se torna um ponto de referência para a empresa inteira.

Genérico

Referenciando um ponto em algum processo semelhante ao que deseja implementar na sua empresa, porém se baseando em outro segmento de negócio, por isso esse tipo de Benchmarking é chamado de genérico. Ao passo que foca a ação, mas não exatamente o negócio.

Colaborativo

Quando alguma empresa colabora com a sua para que possam compartilhar as ações que já estão praticando. Sendo assim, essa é uma forma colaborativa de realizar o Benchmarking.

Uma forma de aumentar seu lucro e se antecipar aos problemas do mercado

Certamente alguma dessas maneiras melhor se encaixa no seu segmento, nicho bem como porte de empresa. No entanto, é importante que essa análise seja considerada dentro do marketing digital. Uma vez que através dessa observação direta sobre a concorrência uma empresa consegue direcionar o próprio crescimento e aumentar assim a sua lucratividade.