Benchmarking é uma estratégia de análise do mercado que visa diretamente na concorrência. Sendo assim, é possível entender as ações de marketing digital que estão dando certo, bem como as que estão em obsolência.
Há algumas formas de praticar o Benchmarking, sendo possível que pratique Benchmarking interno, competitivo, funcional, genérico e colaborativo
O Benchmarking interno é uma forma de analisar o próprio negócio. De modo que as empresas utilizam essa maneira de Benchmarking quando vão melhorar os processos ou padronizar filiais, por exemplo.
O mercado competitivo pede que analise as ações do concorrente. Sendo assim, o Benchmarking competitivo possui como ponto de referência os resultados dos concorrentes, assim poderá viabilizar as próprias estratégias.
As operações da empresa são analisadas internamente no Benchmarking funcional. Ao passo que o foco é o resultado dos processos semelhantes na empresa. Assim sendo, o melhor processo interno se torna um ponto de referência para a empresa inteira.
Referenciando um ponto em algum processo semelhante ao que deseja implementar na sua empresa, porém se baseando em outro segmento de negócio, por isso esse tipo de Benchmarking é chamado de genérico. Ao passo que foca a ação, mas não exatamente o negócio.
Quando alguma empresa colabora com a sua para que possam compartilhar as ações que já estão praticando. Sendo assim, essa é uma forma colaborativa de realizar o Benchmarking.
Certamente alguma dessas maneiras melhor se encaixa no seu segmento, nicho bem como porte de empresa. No entanto, é importante que essa análise seja considerada dentro do marketing digital. Uma vez que através dessa observação direta sobre a concorrência uma empresa consegue direcionar o próprio crescimento e aumentar assim a sua lucratividade.