Muitas pessoas se questionam, todos os dias, se beber chá realmente emagrece. Até porque, vemos muitos conteúdos que prometem milagres, dizendo que os chás aceleram o metabolismo e fazem com que a queima de gordura seja muito maior. Porém, será que isso é o bastante para perdermos peso de verdade?
Neste texto, trouxemos algumas considerações para que você possa refletir conosco sobre o assunto. Acompanhe!
Na realidade, o chá pode até ajudar a emagrecer, por conta do efeito termogênico, mas, sozinho, não possui eficácia significativa. Isto é, o chá só terá uma função verdadeiramente efetiva se ele for incluído com outros cuidados com o peso, como é o caso da alimentação balanceada e a prática de exercícios.
Portanto, se alguém disser a você que é possível emagrecer apenas bebendo chá, desconfie dessa informação! Beber chá não é algo milagroso. O chá não vai fazer com que o metabolismo acelere tanto a ponto de queimar centenas de calorias a mais por dia. A diferença, em caso de pessoas sedentárias, pode ser mínima.
É por conta disso que devemos incluir outros hábitos saudáveis na rotina. Caso contrário, estaremos nos iludindo com a ideia de que é possível perder peso apenas bebendo uma infusão quente – e, no sentido literal, isso nem faz sentido, não é mesmo?
A melhor forma de queimar calorias e de acelerar o metabolismo do nosso corpo é por meio das atividades físicas. Sem elas, fica quase impossível conseguirmos, de fato, queimar gordura e perder peso.
Pode até acontecer de uma pessoa emagrecer apenas com dieta, mas o processo pode ser muito mais lento. Afinal, é preciso queimar calorias, além de ingerir menos, para conseguir perder peso. Se essa queima é baseada apenas no metabolismo da pessoa e no consumo menor de calorias, como será possível emagrecer rápido?
Portanto, antes de crer que beber chá realmente emagrece, lembre-se de que ele não substitui as práticas de atividades físicas. Até porque, os exercícios não têm relação apenas com o peso, mas, sim, também proporcionam qualidade de vida, saúde, bem-estar, etc.
Até mesmo o sono da pessoa e outros hábitos, como a ingestão de água, podem influenciar no emagrecimento. Isso quer dizer que se uma pessoa bebe chá para emagrecer, mas dorme mal, não mantém o corpo hidratado, é sedentária e tem problemas constantes com estresse, como poderá propiciar ao corpo uma atmosfera adequada para a perda de peso? Fica muito mais difícil atingir o objetivo, concorda?
Por isso, investir na construção de uma rotina saudável, considerando todos os fatores que impactam o processo de emagrecimento, é muito mais importante do que apenas se preocupar em comprar o chá emagrecedor mais caro do mercado.
Pense nisso e lembre-se de sempre contar com a ajuda de profissionais qualificados antes de implementar mudanças significativas na alimentação e rotina de treinos!