Atualidades

Bandeira vermelha na conta de luz: veja 5 dicas infalíveis para economizar na tarifa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na última semana o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 para esse mês de setembro. Isso significa na prática que a sua conta de luz provavelmente vai ficar mais cara em até 13% segundo estimativas dos principais economistas.

Mas o tamanho do aumento da sua conta vai depender necessariamente da sua capacidade de economizar. De acordo com especialistas, existem várias estratégias simples que podem gerar muita economia na hora da geração da sua fatura mensal.

Para ajudar nesse processo, listamos abaixo cinco dicas consideradas infalíveis para qualquer pessoa que deseja economizar na conta de luz, sobretudo em um contexto de acionamento de bandeira vermelha nesse mês de setembro.

As cinco dicas para economizar na conta de luz

  • Olho no ar-condicionado

Com a chegada do calor intenso, é natural que muita gente passe a usar o ar-condicionado com mais frequência. Você não precisa deixar de usar o equipamento para economizar energia, mas pode realizar alguns procedimentos simples para evitar que ele consuma muito a sua fatura.

Uma das principais dicas é lembrar de limpar sempre o filtro. Em alguns casos essa limpeza pode ser feita por você mesmo, ou seja, sem necessidade de um profissional. Outra dica importante é evitar ligar e desligar o ar-condicionado várias vezes durante o dia. 

  • Uso do ventilador

Se você costuma sentir muito calor, talvez uma dica importante para esse momento de bandeira vermelha seja trocar um pouco o ar-condicionado pelo ventilador. Em alguns casos, o aparelho de teto pode fazer até mais diferença do que o ar condicionado em si.

  • Geladeira

Parece simples, mas a geladeira consome até 30% da energia que você paga no final do mês. Por isso, a dica é evitar o abre e fecha desse aparelho o tempo inteiro. Antes de abrir, pense exatamente aonde está um determinado produto. Isso faz diferença no final das contas.

  • Máquina de lavar

No caso da máquina de lavar roupa, uma das principais dicas dadas por especialistas é esperar acumular uma quantidade importante de peças para usar todas de uma vez em uma mesma lavagem em sua capacidade máxima. Isso também pode fazer muita diferença na sua tarifa de energia.

  • Uso de lâmpadas LED

Outra dica importante nesse momento é substituir as lâmpadas incandescentes pelas de LED. De acordo com o economistas, isso pode gerar uma redução de 75% a 85% no consumo da energia desse equipamento. Já quando se compara com as lâmpadas fluorescentes, a economia pode ser de cerca de 40%.

Troca de lâmpadas é uma das dicas mais importantes. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Calor de setembro

O fato é que o mês de setembro deverá ser marcado por muito calor na grande maioria das regiões do país. Por meio de um alerta, o Climatempo indicou que vários estados deverão passar por uma forte massa de ar quente, que pode interferir não apenas na conta de energia, mas também na saúde dos brasileiros.

Diante deste quadro de perigo, o Ministério da Saúde decidiu lançar recentemente uma cartilha com uma série de dicas para se proteger do calor. A pasta lembra que é impossível se livrar completamente do impacto das altas temperaturas, mas reforça que estas pequenas dicas podem fazer muita diferença no final das contas.

Segundo o Ministério, a principal dica para tentar amenizar o calor é tentar se proteger do sol, e evitar ao máximo a exposição direta aos raios solares:

  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);
    Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Use roupas leves e que não retêm muito calor;
    Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
  • Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.