Direitos do Trabalhador

Bancos não abrirão no feriado de quinta (3). Veja como pagar contas

Por todo o país, os estarão fechados neste feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (3). A própria Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) confirmou essa informação na última semana. Com isso, muita gente vai ter que esperar um pouco para realizar algumas atividades.

Esse é um fechamento nacional. De acordo com a Fenabran, nem mesmo os locais que anteciparam os feriados poderão ter as agências abertas agora. Todas elas, no entanto, voltam para o expediente normal de atendimento na próxima sexta-feira (4).

A Fenabran considera que o Corpus Christi trata-se de um feriado de caráter nacional. É justamente por isso que eles não irão considerar essas antecipações da data. Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura adiantou esse dia, mas os bancos irão amanhecer fechados também.

De acordo com a Fenabram, as pessoas que possuem conta de luz, de água ou de energia que possuem vencimento para o próximo dia 3 de junho não precisam se preocupar. Esses cidadãos podem deixar para fazer esses pagamentos no dia 4. Eles não terão que pagar nenhum tipo de multa por isso.

Os bancos, no entanto, informam que os serviços digitais seguem funcionando normalmente. Assim, esses cidadãos podem optar por realizar o pagamento da parcela no dia 3 via aplicativos digitais. Nesse caso, vale lembrar que cada pessoa precisa seguir a lógica das regras da sua agência.

Nesses locais, as áreas de autoatendimento seguirão abertas. Então quem quiser usar os caixas eletrônicos poderá fazer isso normalmente. Assim como acontece, aliás, em todos os feriados. Isso é portanto mais uma alternativa para quem precisa mexer no dinheiro nesta quinta (3).

Bancos na pandemia

Feriado ou não, o fato é que a Fenabran segue fazendo um apelo para os usuários dos bancos: evitar ir para as agências. É que a Pandemia do novo coronavírus ainda não terminou no Brasil. De acordo com dados de secretarias de saúde, mais de 260 mil pessoas morreram em decorrência da doença desde que a Covid-19 chegou em solo nacional no ano passado.

É justamente por isso que há um temor de que aglomerações nos bancos possam acabar provocando ainda mais contaminações. Então a palavra de ordem neste momento é tentar evitar ao máximo a ida para essas agências. As empresas oferecem serviços digitais justamente para isso.

Outras regras

Vale lembrar, no entanto, que a decisão da Fenabram que não abrir no feriado é exclusivamente referente aos bancos do país. O trabalhador precisa ficar atento para uma série de outros serviços neste momento. Isso porque essas decisões variam de região para região.

É que com a pandemia do novo coronavírus, vários governos estaduais optaram por adiantar esta data. Assim, cada região vai ter uma lógica própria de abertura nesta quinta (3). É por isso que é importante entrar em contato com cada um dos serviços para saber quais deles irão funcionar na região em que o cidadão mora.

Isso é importante principalmente para evitar sair de casa e acabar se frustrando. A maioria desses serviços oferecem canais de atendimentos oficiais.