O Banco do Brasil (BB) pretende divulgar, em breve, a abertura de seu concurso público para seis estados. Para isso ocorrer, o banco aguarda um melhor cenário econômico e político do país para abrir o concurso de escriturário (nível médio). Além do momento de instabilidade, o BB passa por mudanças estruturais. A urgência é pelo fato do BB não ter um cadastro de reserva válido, já que a última seleção teve validade em setembro ano passado. Sindicalistas fazem pressão, para que, além do concurso, as convocações de aprovados voltem a acontecer.
O novo edital do BB contará com vagas para Rio de Janeiro, Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado), que inclusive, está sem concurso com validade desde 26 de setembro. Desde lá, 400 saídas por aposentadorias, afastamentos e falecimentos não foram repostos. A necessidade de novo concurso BB 2016 nível médio é nítida.
O órgão também deu uma ótima notícia a seus funcionários. O salário do cargo de Escriturário foi reajustado em 10% sobre o salário-base e de 14% sobre os auxílios alimentação e refeição. O salário anterior estava fixado em R$3.280 já com os benefícios, e agora passará a ser de R$3.613,58. O aumento salarial é um motivo a mais para quem deseja uma vagas no concurso do Banco do Brasil 2016.
Prepare-se: Apostila Concurso Banco do Brasil 2016
O novo edital do BB contará com vagas para Rio de Janeiro, Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). No Rio de Janeiro, a expectativa é que se tenha um bom número de vagas, tendo em vista as muitas aposentadorias e as Olimpíadas, no próximo ano, que aumentarão a demanda da empresa na cidade e arredores. O concurso foi expirado no último dia 26 de setembro, e há uma grande carência de pessoal, com cerca de 3 mil funcionários no Rio, e as mais de 5 mil aposentadorias (400 no Rio), consequentes do Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI).
O Notícias Concursos apurou ainda, que a Fundação Cesgranrio será a banca organizadora. A previsão é que o novo concurso Banco do Brasil seja nos mesmos moldes do edital do Nordeste, com 70 questões objetivas e redação. Os inscritos serão avaliados pelas disciplinas de Atualidades do Mercado Financeiro, Língua Portuguesa Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento, Técnicas de Vendas e Conhecimentos Bancários.
O Banco do Brasil (BB) informou por meio de nota oficial, que os concursos de Escriturário vão continuar: “ O BB continuará realizando as Seleções Externas de acordo com sua necessidade de pessoal, observada para cada região, bem como mediante observância ao seu Planejamento Estratégico e Orçamentário.” O banco se pronunciou após a suspensão do concurso dos Correios, empresa integrante da administração indireta, assim como o BB, após recomendação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento.
O banco ainda informou que não recebeu essa orientação, e confirmou os próximos concursos. O próximo edital a ser divulgado será para o Rio de Janeiro e mais cinco estados, cujo edital não deverá demorar para sair. O BB ainda frisou que “a contratação de novos funcionários também continua vinculada às necessidades da Empresa”, o que confirma as convocações dos aprovados no concurso do Nordeste, cuja prova foi aplicada em 18 de outubro.
Com base no último edital, em que foram feitas algumas alterações(a entrada da língua inglesa), as matérias cobradas foram: