O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) foi interrompido em meados do mês de abril. Em razão disso, milhares de brasileiros aguardam consultar se possuem dinheiro esquecido. De acordo com a instituição, ainda há uma quantia equivalente a R$ 4,6 bilhões para saque.
A segunda etapa das consultas que estava prevista para ser iniciada no dia 02 de maio foi suspensa por tempo indeterminado devido a greve dos servidores do BC. Contudo, a paralização foi encerrada há alguns meses, mas as consultas ainda não foram disponibilizadas pelo banco.
No entanto, o BC anunciou que voltará a receber dados das instituições financeiras em janeiro, contudo, ainda não há uma data para a reabertura do SVR. O órgão salientou que os bancos são obrigados a encaminhar à autoridade monetária informações de valores esquecidos.
Segundo as informações, as instituições repassarão ao BC três tipos de valores esquecidos:
O sistema Valores a Receber conta com algumas mudanças após conclusão da primeira fase. Uma delas é que não será necessário realizar o agendamento. Dessa forma, o cidadão poderá solicitar o saque do dinheiro no momento da primeira consulta.
Ademais, o sistema vai contar com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o Sistema, uma vez que pode haver uma nova quantia disponível.
Assim que o sistema for reativado, os interessados deverão fazer a consulta através do site valoresareceber.bcb.gov.br. Na prática, será necessário informar o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física) e a data de nascimento.
Todavia, para ter cesso as informações, é necessário ter à conta do gov.br, nos níveis prata ou ouro. Desse modo, a consulta pode ser feita de acordo com os seguintes passos: