Londrina é um dos mais importantes municípios do Paraná. No ano de 2012, a cidade possuía cerca de 144 agências e Postos de Atendimento Bancário (PABs). Na época, cerca de 2.389 pessoas trabalhavam nesses locais. Todavia, em 2022 houve uma redução expressiva no número de bancários e de agências na região.
Desse modo, o número de agências bancárias na cidade foi reduzido para 130, o que corresponde a uma contração de 9%. Como consequência, um grande número de bancários foram demitidos no período. O banco Bradesco sofreu um impacto neste sentido. No número de trabalhadores, houve uma redução de 23%.
De acordo com um estudo feito pelo Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, 1.839 bancários passaram a trabalhar no município. Vale ressaltar que diversos profissionais fizeram uma mobilização na frente do banco Bradesco no centro da cidade, denunciando a precariedade das atividades prestadas pela instituição.
Deve-se observar que o protesto dos bancários não atrapalhou o serviço do Bradesco. Suas agências continuaram funcionando mesmo com a mobilização. Analogamente, a instituição financeira já fechou cinco agências na região. Foram três na cidade de Londrina, uma em Uraí, e mais uma em Cambé.
Além da redução de agências do banco Bradesco, houve também um recuo na qualidade do atendimento ao cliente feito pelos bancários. Ademais, isso ocasionou um aumento expressivo nas filas, causada principalmente pela diminuição dos postos de trabalho, afetando a instituição financeira como um todo.
De acordo com o presidente do sindicato dos bancários, Felipe Albuquerque Pacheco, “Com o fechamento, as agências são unificadas e os cargos se sobrepõem. Uma agência que tem quatro caixas, quando fecha e se une à outra, não vai ficar com oito caixas. Nenhuma agência trabalha com dois gerentes gerais”.
Felipe afirma que os bancos ainda não aumentaram o número de demissões devido ao fato de que eles estão esquivando-se de comentários negativos relacionados à redução de seu quadro de pessoal. Ele espera que o fim do contrato de trabalho de um grande número de colaboradores seja gradual.
Segundo o presidente do sindicato dos bancários, o Bradesco, em uma reunião recente, afirmou que não oferece aos seus funcionários uma garantia de emprego. Ele diz que o clima nas agências do banco não é dos melhores, com os funcionários exercendo suas atividades ansiosos pelo risco de demissão.
Em alguns casos, são três profissionais disputando um mesmo posto de trabalho, visto que o banco deve demitir dois colaboradores. Dessa maneira, este fato impacta a saúde dos funcionários de diversas maneiras. Vale ressaltar que se espera a união de várias agências do Bradesco com o banco Itaú.
Felipe diz que durante a pandemia, as instituições financeiras passaram a reduzir sua rede de atendimento, e o Bradesco tem agido com se estivesse ainda nesta situação. Para ele, o banco tem feito uma diminuição de sua rede de atendimento em todo o país. De fato, há uma oferta de serviços atrelada à tecnologia.
O presidente do sindicato critica o Bradesco, dizendo que ele força seus clientes a utilizar seus caixas eletrônicos e a pagar suas contas através de seu aplicativo. Ele afirma que é o cliente quem deve escolher essa maneira de movimentação financeira. Com um atendimento precário, há um prejuízo sobre o trabalho dos bancários.
Com o fechamento de cinco agências nos últimos 30 dias, e uma precarização no serviço oferecido, o Sindicato teme uma demissão em massa dos bancários. Aliás, segundo Felipe, os bancos investem milhões na construção de sua imagem, mas em questões como essa, as instituições financeiras não negociam.
O presidente do sindicato afirma que a unificação de agências é bastante comum em bancos como o Bradesco e o Itaú. De acordo com ele, as duas instituições financeiras têm lucros exorbitantes, dos maiores do país. O sindicato tem feito denúncias nas agências para que os bancos entrem em negociação.
Em conclusão, o fechamento de agências, as dúvidas relacionadas à demissão em massa dos bancários, tem feito com que os funcionários do Bradesco protestem, em busca de melhores condições. Os clientes também reclamam sobre o atendimento das agências, comprometido em várias regiões.