Balanço Patrimonial e DRE são ferramentas contábeis para a análise financeira do seu negócio.
Muitos empreendedores desconhecem as demonstrações contábeis, bem como a importância desses demonstrativos.
Para gerenciar seu negócio com eficiência o empreendedor deve ter um prévio conhecimento nos assuntos contábeis/financeiros, sendo assim, ele precisa conhecer ao menos a estrutura das demonstrações contábeis e sua principal importância.
Existem duas principais demonstrações obrigatórias às empresas, são elas, o balanço patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
As informações contidas nessas demonstrações refletem todos os acontecimentos passíveis de mensuração monetária que ocorreram no negócio ao longo do período referido.
Ou seja, tudo o que foi vendido e comprado, todos os pagamentos aos fornecedores, bancos, instituições de crédito e demais credores, todos os impostos, taxas e contribuições recolhidos aos órgãos competentes, bem como todo o lucro e/ou prejuízo, estão refletidos nesses demonstrativos.
Assim, mesmo sem conhecer a respectiva estrutura da demonstração já possível perceber o seu grau de importância.
Explicando de forma simples, o balanço patrimonial e dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O Ativo é composto por bens e direitos. Sendo assim, o Passivo é composto pelas obrigações e o Patrimônio Líquido é composto pelo chamado capital social e lucro e/ou prejuízo.
A DRE tem sua estrutura baseada em receitas, custos e despesas, as receitas compreendem o faturamento bruto do período subtraindo desse, os impostos incidentes e os respectivos custos, obtendo assim, a receita líquida. As despesas serão deduzidas da receita líquida, após essa subtração é demonstrado o lucro ou prejuízo que a empresa teve no período apurado.
A importância está além da obrigatoriedade, essas demonstrações servem para medir a saúde do negócio, são a base para qualquer decisão que envolva a empresa. Por exemplo, para verificar a possibilidade de crédito junto às instituições financeiras, esses são os primeiros documentos solicitados.
Sendo assim, para medir a capacidade de liquidar as obrigações deverá ser consultado os valores de recebimento da empresa, também é através desse documento que será possível medir a vida útil dos bens que a empresa possuir, entre outras tantas questões que compõem a administração do negócio.
O contador é o profissional habilitado tanto para fazer essas e outras demonstrações, como para orientar o empresário para que as suas decisões garantam o futuro da empresa.