Dividimos a série “Backlinks” em duas partes, com a finalidade de explicar conceitualmente e usualmente essa ferramenta oriunda do Marketing Digital.
Nesta primeira parte falaremos sobre os como os backlinks são analisados.
Como o Google analisa os backlinks?
O site vinculado ao outro precisa ter autoridade, ou seja, já ter fluxo de acesso quanto as informações que se linkou no site original, que gerou o backlink.
Caso o site que foi vinculado ao anterior seja um site que já possui autoridade quanto ao ranqueamento do Google, mais relevante o site que fez esse backlink torna-se também.
Entretanto, os robôs que validam esse conceito consideram conteúdo. Isso através de palavras, relevância e experiência reportada por usuários.
Por isso a gerar backlinks precisa analisar:
Relevância do conteúdo
Se o conteúdo corrobora o anterior, ainda que seja um site de renome.
Links quebrados
Direcionar o leitor para sites que estão fora do ar, links quebrados, páginas inteiras de propagandas também desqualificam o seu site.
Permuta
Os mecanismos codificados do Google buscam por links trocados, e isso também pega mal na análise do ranqueamento.
Isso tem uma lógica, se estamos trocando links não estamos importando com a relevância do conteúdo, e sim estamos fazendo uma troca de interesses.
Ética e empatia, pode linkar isso!
Ao gerar backlinks busque por qualidade e coerência.
Para gerar tráfego precisa agir com ética e qualidade, afinal, embora tudo seja validado por robôs, ainda são para humanos que está gerando seu conteúdo. Não perca a empatia por qualidades, isso é contraproducente.
Tente sempre encaixar as regras de aceitação da internet dentro de uma lógica para o seu negócio ou marca, prezando a ética e relacionando backlinks que realmente possam contribuir para quem buscou seu conteúdo, a pessoa do outro lado da tela.