O concurso CENSIPAM 2023 ( Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) recebeu o aval, assim como vários certames federais.
A divulgação aconteceu na sexta-feira, 16 de junho, por meio de entrevista com a ministra Esther Dweck. Na ocasião, foram autorizados 4.436 cargos efetivos.
O certame vai ofertar 50 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia. A exigência do cargo é para nível superior.
Veja a seguir os requisitos dos cargos do órgão:
Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.
Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.
Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Eletrônica ou Telecomunicações.
Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia.
Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto: diploma de conclusão curso superior completo.
As atribuições sao funções de cada cargo, sendo elas:
Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados: desenvolvimento de software e administração de banco de dados; elaborar plano estratégico de Análise de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, entre outras.
Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte: gerenciar Redes, Serviços de Rede e Suporte de TIC, entre outras.
Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações: instalar, configurar e gerenciar a rede WAN satelital, a rede de telefonia e as redes metropolitanas, entre outras.
Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia: executar previsão e monitoramento do tempo, operação e rotinas operacionais de previsão numérica do tempo, entre outras.
Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto: utilizar softwares de Processamento Digital de Imagem e Sistema de Informação Geográfica (SIG), mapeamento digital aplicado a estudos ambientais, entre outras.
Depois de escolher a comissão organizadora, o grupo vai realizar a escolha da banca. Por sua vez, a empresa vai receber as inscrições do edital e viabilizar as etapas.
O edital deve ser liberado até dezembro, já as provas deve-se respeitar o prazo mínimo de dois meses para aplicação.
O último concurso aconteceu em 2012. Na ocasião, foram ofertadas 40 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia.
Ao todo foram 60 questões e provas objetivas e discursivas. A fase discursiva, por sua vez, teve como objetivo avaliar conteúdos relacionados a conhecimentos gerais, capacidade de expressão na modalidade escrita e uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa, bem como, clareza, precisão, consistência e concisão do texto produzido.
Mais uma vitória para os concurseiros que aguardam ansiosamente pelos concursos federais. Nesta sexta-feira, 16 de junho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre os certames autorizados.
O anúncio se deu durante entrevista coletiva, na qual destacou o quantitativo de oportunidades e ministérios. Ao todo, foram autorizadas, 4.436 vagas divididas em 20 órgãos.