O Auxílio Reconstrução é um benefício do Governo Federal de caráter emergencial para as famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul.
O processo de cadastro e liberação dos pagamentos está em andamento e as famílias habilitadas poderão receber uma parcela de R$ 5.100 para ajudar na sua reestruturação após a tragédia no estado.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como vão funcionar os repasses. Será que é preciso abrir uma conta na Caixa Econômica Federal?
A seguir, entenda tudo sobre o auxílio, veja como vai funcionar e como receber o pagamento.
A implementação do Auxílio Reconstrução começou no dia 20 de maio. A partir dessa data, as prefeituras municipais começaram a enviar os dados das famílias desabrigadas para o Governo Federal.
Após o cruzamento de dados com outros sistemas pelo Dataprev, 44.592 famílias foram habilitadas para receber o benefício.
O próximo passo, que foi liberado desde a última segunda-feira (27) é a confirmação dos dados. Dessa maneira, o responsável familiar deve confirmar as informações enviadas pela prefeitura para a liberação dos recursos.
Para isso, deverá entrar no site oficial do programa e seguir os seguintes passos:
O Governo Federal liberou o pagamento de R$ 5.100 para cada família beneficiária do Auxílio Reconstrução. Mas é importante destacar que o pagamento será em parcela única. Isso significa que o benefício não é regular e o pagamento ocorrerá apenas uma vez.
Além disso, haverá apenas um depósito por família. Assim, caso mais de um membro da mesma família faça o cadastro, os dois poderão ser recusados.
A Caixa Econômica Federal será a responsável pelos repasses do Auxílio Reconstrução. Dessa forma, os pagamentos ocorrerão da seguinte maneira:
Assim, não será necessário abrir uma conta para receber o benefício. Isso porque a Caixa realiza a abertura conta social digital de forma automática, com base nos dado que recebeu do governo.
Para acessar essa conta e receber o auxílio, os beneficiários devem acessar o aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer PIX, pagamento de boletos, recarga de celular, entre outros serviços.
Além disso, o Caixa Tem também permite o saque do saldo sem cartão. Para usar a funcionalidade, o responsável familiar deve gerar um código para saque no app e comparecer a um caixa eletrônico ou lotérica para realizar o saque sem cartão.
Não existe uma data específica para a liberação dos pagamentos do Auxílio Reconstrução. Isso porque isso depende do envio dos dados pela prefeitura e velocidade que as famílias realizam a confirmação das informações.
O sistema para as famílias confirmarem os dados já está disponível. De acordo com o Governo Federal, após o responsável familiar confirmar as informações, elas serão repassadas para a Caixa Econômica.
Por questões operacionais, o envio ocorre duas vezes por semana, todas as terças e sextas. Geralmente, o depósito demora cerca de 2 dias úteis após a Caixa receber as informações.
Por fim, os beneficiários podem fazer a consulta da situação do pagamento na página do Auxílio Reconstrução ou no aplicativo Caixa Tem.