O Auxílio Reconstrução é um benefício do Governo Federal vital para as famílias do Rio Grande do Sul. Com as recentes chuvas e cheias no estado, milhares de pessoas perderam os seus bens e ficaram desabrigadas.
Dessa forma, o benefício tem o objetivo de ajudar as famílias na reconstrução de seus bens.
Assim, os beneficiários devem ficar atentos aos passos que devem seguir para garantia o recebimento do benefício.
Desde a sua implementação, em 15 de maio, o Auxílio Reconstrução já contemplou 204,1 mil famílias. A expetativa é de que o governo alcance um total de 240 mil famílias.
Além disso, vale destacar que os beneficiários terão liberdade para usar os recursos. Assim, não será necessário informar o seu destino.
“As famílias podem comprar cama, geladeira, fogão ou o que acharem mais importante, o critério é delas”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Nossa meta é aprovar cerca de 240 mil famílias e vamos concluir isso nas próximas semanas. É fundamental que as famílias tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida o mais rapidamente possível”, completou.
Em primeiro lugar, para ter direito ao benefício é necessário residir no Rio Grande do Sul em um dos municípios habilitados.
Além disso, o objetivo do programa é oferecer uma renda emergencial para quem perdeu os seus bens e ficou desabrigado. Nesse sentido, só receberá o pagamento único quem se enquadra nesse requisito.
Para saber se está dentro do grupo de beneficiários, a família deve acessar o site oficial do Auxílio Reconstrução e fazer a consulta na opção “Sou Cidadão”.
Ao entrar na página inicial, aparecerá uma das seguintes situações:
Dessa forma, caso o CPF não tenha sido cadastrado, o responsável familiar deve procurar a prefeitura municipal, portando os seus dados e os dados de todos os membros da família.
Mas em caso do surgimento da mensagem “Aguardando análise”, será necessário aguardar mais um dia para acessar novamente o site. Isso porque já houve o cadastro dos dados, mas o sistema ainda está realizando a sua análise.
Por fim, a mensagem “Habilitado” indica que a família já pode fazer a confirmação dos seus dados.
O procedimento de elegibilidade para o Auxílio Reconstrução não necessita de nenhum cadastro específico. Isso porque o primeiro passo é de responsabilidade das prefeituras, que enviarão os dados das famílias desabrigadas para o Governo Federal.
Logo após o envio dos dados, a família deve fazer a confirmação dos dados. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
Caso as informações estejam corretas, basta confirmar. Mas, se houver alguma inconsistência, será necessário acionar a prefeitura municipal para a correta atualização dos dados.
Os depósitos do Auxílio Reconstrução ocorrerão por meio da Caixa Econômica Federal. Mas os beneficiários não precisam abrir conta no banco para receber o pagamento.
Isso porque, caso o responsável familiar já tenha conta no banco, esta será usada para depósito do benefício. Mas, caso a família ainda não seja cliente, a Caixa irá abrir uma conta social digital gratuita de forma automática.
Para acessar essa conta, os beneficiários precisam baixar o aplicativo Caixa Tem no celular, por meio do qual é possível realizar transações como PIX e pagamento de boletos.
Além disso, o aplicativo Caixa Tem também permite o saque do pagamento em caixas eletrônicos e lotéricas. Para isso, é só gerar e código de saque no app e se dirigir a um dos pontos de atendimento para receber o pagamento em dinheiro.