A Caixa Econômica Federal retomou nesta sexta-feira (16) os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Trata-se do programa que faz liberações em dinheiro para cidadãos em situação de vulnerabilidade social que estão precisando de ajuda para a compra do botijão de gás de 13 quilos.
Em fevereiro, o governo federal está repassando o patamar único de R$ 102 por família. Este valor corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de gás. O valor foi definido com antecedência pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que analisou os dados dos preços no Brasil nos últimos seis meses.
Para sacar o dinheiro não é preciso sair de casa. Através do app do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Mas se preferir, há ainda a opção de movimentar o dinheiro do Auxílio-gás através dos cartões do Bolsa Família, ou mesmo do antigo Auxílio Brasil. Tais dispositivos não possuem validade, isto é, desde que estejam em bom estado de conservação podem ser usados para realizar o saque.
Especificamente nesta sexta-feira (16), os pagamentos do Auxílio-gás nacional estão sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Os demais grupos terão que esperar mais um pouco para receberem o dinheiro do Auxílio-gás nacional. Em todos os casos, é necessário se basear no final do NIS para saber quando poderá receber o benefício.
Veja no calendário abaixo:
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do benefício, algo em torno de 5,5 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do Auxílio-gás nacional neste mês de fevereiro.
O número é basicamente o mesmo que se registrou durante todo o ano de 2023. Agora em fevereiro, o Ministério está liberando R$ 566,3 milhões para os pagamentos do benefício social.
Dentro do Palácio do Planalto, há quem tema que o programa Auxílio-gás nacional possa passar por bloqueios de orçamento no decorrer deste ano de 2024.
Ainda é cedo, no entanto, para saber se programas como Auxílio-gás nacional estão, de fato, em risco. No ano passado um contingenciamento também foi realizado, e naquela ocasião, o Ministério conseguiu remanejar recursos de outras áreas para seguir com as liberações do programa social. É possível, portanto, que uma manobra parecida seja usada este ano.
Hoje, para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa cumprir uma série de requisitos como:
Vale lembrar, no entanto, que mesmo as pessoas que cumprem todas estas regras ainda não estão completamente garantidas no programa social. Os cidadãos devem esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione os seus nomes.
Já é possível saber se você foi selecionado ou não para os pagamentos de fevereiro. Basta conferir os dados presentes no app oficial do Bolsa Família, que já está disponível para download.