A partir da próxima segunda-feira (19), o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Este, que é um dos maiores programas de transferência de renda do país, deverá atender pouco mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com as informações oficiais.
O que nem todo mundo sabe é que ao menos uma parte desses usuários poderá antecipar os pagamentos do Auxílio-gás nacional referente ao mês de agosto. A informação, aliás, também já foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a pasta responsável pelas liberações.
Em regra geral, para saber o dia do pagamento do Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social, o NIS. Trata-se de uma numeração que identifica as pessoas que fazem parte do Cadúnico do governo federal.
Contudo, alguns cidadãos não precisarão seguir essa regra. De acordo com informações oficiais, os usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional, e que residem no Rio Grande do Sul poderão receber o saldo já no primeiro dia de pagamentos do benefício, independente do NIS.
Por meio de um decreto, o governo federal anunciou que todos os usuários de programas sociais que residem no Rio Grande do Sul poderão receber benefícios sociais logo na primeira data de pagamento, sem se preocupar com o calendário tradicional.
Pessoas que residem em qualquer cidade que se encontra em situação de emergência, ou de calamidade pública, reconhecida pelo governo federal também poderão antecipar os pagamentos do benefício nesse mês de agosto especificamente.
Como dito, a antecipação será feita na primeira data de pagamento do benefício social. Oficialmente, essa data seria a próxima segunda-feira (19). Contudo, o governo federal costuma antecipar os pagamentos de todas as pessoas que recebem a liberação nas segundas-feiras.
Nestes casos, o saldo é liberado no sábado imediatamente anterior ao início dos pagamentos. Assim, todas as pessoas que estavam agendadas para receber o Auxílio-gás nacional na segunda-feira (19), poderão receber o benefício já no próximo sábado (17).
Em resumo, poderão receber o Auxílio-gás nacional de maneira antecipada em agosto:
Em todos estes casos, a liberação será feita já no sábado (17).
Para esse mês de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome ainda não divulgou o valor que será pago dentro do sistema do Auxílio-gás nacional. Só o que se sabe é que a ideia é seguir o mesmo sistema de definição.
E de que sistema estamos falando? Por lei, o Auxílio-gás nacional deve pagar sempre o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Quem define esse patamar é a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).
Em junho, quando o Auxílio-gás nacional realizou seu pagamento mais recente, todos os mais de 5 milhões de usuários receberam R$ 102. Esse foi o patamar equivalente ao preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses.
Como dito, o Auxílio-gás nacional começa a ser pago no próximo dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu NIS. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, de acordo com as informações do ministério Desenvolvimento Social.