O Auxílio Gás teve sua primeira parcela concedida em janeiro deste ano. Na ocasião, cerca de 5,4 milhões de famílias foram contempladas com o benefício de R$ 52 do governo. A intenção é ajudar cada grupo familiar na compra do gás de cozinha.
Devido aos altos valores do produto e diante a pandemia da Covid-19, o governo decidiu criar o Auxílio Gás para atender as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício tem valor equivalente a 50% do preço médio do botijão GLP de 13kg.
Veja também: INSS 2022: Calendário de pagamentos e alíquotas de contribuição
Todavia, ainda em dezembro do ano passado o Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar o programa, concedeu o benefício mais cedo que o previsto para as famílias que se encaixam nos critérios de concessão do projeto que moram nas cidades atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e Minas Gerais.
Diante disso, surge o seguinte questionamento: O Auxílio Gás será liberado em fevereiro? Veja a seguir.
Conforme as regras oficiais do Auxílio Gás estabelecidas pelo governo, o benefício deve ser repassado as famílias contempladas a cada dois meses. Neste sentido, para fins práticos o abono não deve ser repassado em fevereiro.
No entanto, considerando o repassado antecipado para as famílias beneficiárias que moram nas cidades que declararam calamidade devido às fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, é possível que o governo libere o benefício ainda este mês.
Cabe salientar que até o momento não nada confirmado quando ao depósito do benefício em fevereiro. Mas caso aconteça, ocorrerá nas seguintes datas:
As famílias que recebem o Auxílio Gás pela concessão do Auxílio Brasil podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.
Já as famílias que recebem apenas o Auxílio Gás devem consultar as informações acerca do benefício pelo aplicativo Caixa Tem. Por meio da plataforma é possível movimentar os valores facilmente.