A espera está cada vez mais próxima de chegar ao fim. Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Este é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Mais de 5 milhões de brasileiros estão aptos a recebimento.
Nesse mês de agosto, as liberações do Auxílio-gás nacional serão retomadas no próximo dia 19. Mas assim como aconteceu nos meses anteriores, o saldo será repassado de maneira escalonada, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
Como falta cada vez menos para retomada das liberações de Auxílio-gás nacional, listamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre os pagamentos do benefício social para esse mês de agosto. Tais informações foram disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a pasta da responsável pelos pagamentos desse benefício.
Quem poderá receber?
As regras de entrada do Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício social nesse mês de agosto, o cidadão vai precisar ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.
Além disso, ele também vai precisar ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, e residir com a menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam sobre medidas protetivas da Justiça têm prioridade no processo de seleção. Os usuários do Bolsa Família, aliás, também têm essa mesma prioridade.
Quais são as datas
Como dito, o Auxílio-gás nacional começa a ser pago no próximo dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu NIS. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto, de acordo com as informações do ministério Desenvolvimento Social.
Qual será o valor
Para esse mês de agosto, o governo federal ainda não divulgou os valores que serão pagos para os usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional. O que se sabe de antemão, é que o saldo deverá corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.
Também já é possível adiantar que o valor definido será pago para todos os usuários do programa social. Isso ocorre independente da quantidade de usuários que residem na mesma casa.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário sair de casa para saber se você está apto aos pagamentos do Auxílio-gás nacional. Essa verificação pode ser feita diretamente no aplicativo oficial do próprio Bolsa Família, através da sua conta gov.br.
Com esse aplicativo em mãos, você pode conferir se foi selecionado para o programa, e também os valores que serão depositados em seu nome. Por esse meio, também será possível descobrir a data do seu pagamento.
Essa verificação, no entanto, ainda não está disponível. Normalmente, o governo federal anuncia os selecionados para um mês de pagamento apenas alguns dias antes do início das liberações. Isso significa que será preciso esperar mais algumas semanas para conferir a sua situação.