O Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias os pagamentos do seu Auxílio Gás. De acordo com as informações de bastidores, o plano é começar esses repasses no próximo dia 10 de dezembro. Mas o fato é que eles ainda não divulgaram o calendário oficial do novo benefício em questão.
Na última semana, no entanto, eles divulgaram uma série de novas regras de entrada no programa em questão. De acordo com eles, haverá uma espécie de critério de desempate para que as famílias sejam selecionadas para o novo benefício. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.
Hoje sabe-se que o Auxílio Gás vai apenas para as famílias que estão dentro do Cadúnico e que recebem no máximo meio salário mínimo de maneira per capita. Isso segue valendo normalmente. Só que para além disso, eles inseriram um novo dispositivo que indica os critérios de desempate.
Um desses pontos é a quantidade de usuários que moram em uma casa. Quem tem famílias maiores vai ter mais chance de receber o Auxílio Brasil. Mas é preciso deixar claro que isso é apenas um critério de desempate. Apenas vai servir de parâmetro no caso de duas ou mais famílias atenderem a todos os outros critérios da mesma forma.
Veja abaixo quais são esses critérios:
Então se, por exemplo, mais de uma família fizer parte do Auxílio Brasil e as duas possuírem a mesma renda per capita, então o Governo vai acabar selecionando aquela que tem o maior número de integrantes. Isso obviamente vai ser analisado através dos dados do Cadúnico, que estão disponíveis para o Ministério da Cidadania.
Como dito, o Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias os pagamentos do Auxílio Brasil. Só que até este momento, eles não notificaram quem são as pessoas que irão poder receber esse novo benefício.
Seja qual for a decisão do Governo Federal sobre esse tema, sabe-se que vai precisar ser rápida. Isso porque o Palácio do Planalto pretende começar os pagamentos dentro de mais quatro dias. O tempo está passando.
De acordo com informações de bastidores, o plano do Governo Federal é mesmo aplicar o calendário do Vale-gás dentro do que já existe no Auxílio Brasil. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.
Essa ainda não é uma informação oficial. Mas membros do Palácio do Planalto acreditam que dá para usar os dois projetos de uma só vez. Assim, eles não teriam que produzir um calendário novo para o programa.
O projeto Auxílio Gás é de autoria da bancada do PT na Câmara dos Deputados. A ideia inicial era atender algo em torno de 24 milhões de pessoas. Mas o próprio programa liberou Bolsonaro para escolher quantos indivíduos poderiam receber o benefício.
Agora, o Governo Federal confirmou que, pelo menos neste primeiro momento, o dinheiro vai chegar na casa de algo em torno de 5 milhões de pessoas. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento. Tudo pode mudar.