Mais um grupo de trabalhadores informais está oficialmente liberado para sacar a quarta parcela do Auxílio Emergencial nesta quarta-feira (11). De acordo com informações do calendário oficial do programa, agora é a vez daqueles que nasceram em julho. Segundo o banco, o dinheiro do ciclo está disponível para saque desde as primeiras horas da manhã.
As pessoas que fazem parte deste grupo receberam essa parcela do Auxílio ainda no último dia 24 de julho. No entanto, naquele primeiro momento eles só podiam movimentar a quantia de maneira digital. Para isso eles precisavam usar portanto meios como o app do Caixa Tem e o Internet Banking. Não existia outra opção.
Com a liberação dos saques, as pessoas que nasceram em julho passam a poder tirar o dinheiro em espécie. Muita gente prefere essa forma de pagamento. É que a partir de agora, esses indivíduos podem usar essa quantia para fazer o que quiserem com ela, e não apenas aqueles tipos de movimentações que existem no app do Caixa Tem.
Recentemente, o Governo Federal anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, os pagamentos do benefício, que deveriam chegar ao fim em julho, devem seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro. Pelo menos esse é o plano do poder executivo até este momento.
De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, cerca de 37 milhões de brasileiros estão recebendo as parcelas do benefício normalmente atualmente. Esse número chegou a ser de 39 milhões antes que o Dataprev começasse a cancelar, bloquear e suspender algumas das contas do programa nos últimos meses.
Vale sempre lembrar que a liberação do saque do quarto ciclo não implica dizer que todo mundo tem obrigação de ir até as agências e retirar o dinheiro em questão. De acordo com a Caixa, ninguém é obrigado a fazer isso.
Pelo contrário. Diante de um cenário de pandemia, diretores do banco acreditam que o melhor a se fazer mesmo é ficar em casa e movimentar o dinheiro através dos aplicativos que estão disponíveis na internet.
A ideia portanto é deixar o processo de saque apenas para as pessoas que realmente não conseguem ter uma conexão com internet de qualidade. E também para os indivíduos que estão com um bloqueio no app do Caixa Tem.
De acordo com informações do Governo Federal, pouca coisa deve mudar durante a prorrogação do Auxílio Emergencial no Brasil. Os valores, por exemplo, deverão seguir os mesmos. Pelo menos essa é a promessa do Planalto.
Segundo o Ministério da Cidadania, os patamares atuais variam entre R$ 150 e R$ 375. E eles deverão seguir pelos próximos três meses seguintes. Apesar das críticas, o Governo alega que não pode aumentar esse nível de pagamentos.
De acordo com membros do Ministério da Economia, há uma preocupação interna com a questão do teto de gastos públicos. Parte do poder executivo acredita que um aumento no Auxílio Emergencial pode acabar fazendo com que o Governo cometa um crime de responsabilidade fiscal.