A Caixa Econômica Federal vai fechar nesta semana o período da liberação dos saques da quarta parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações oficiais, três grupos irão fechar este ciclo de pagamentos. Esses cidadãos poderão portanto ir até os bancos para fazer a retirada do dinheiro.
Segundo o calendário oficial, nesta segunda-feira (16) será a vez dos informais que nasceram no mês de outubro. Eles receberam a quantia da quarta parcela de forma digital ainda no último dia 28 de julho. Agora, no entanto, eles passarão a ter a opção de fazer a retirada do dinheiro em espécie.
Ainda de acordo com o calendário oficial do programa, a terça-feira (17) marca o dia da liberação dos saques para aqueles que nasceram em novembro. As datas se fecham na quarta-feira (18) com a permissão da retirada da quantia da quarta parcela para aqueles informais que nasceram no mês de dezembro.
Essas serão portanto as três últimas liberações do dinheiro neste ciclo de pagamentos. Logo depois, a Caixa Econômica Federal vai começar os repasses da quinta parcela do benefício. Na quarta (18), por exemplo, uma parte dos usuários do Bolsa Família começa a receber o montante.
Vale lembrar que em um primeiro momento, os trabalhadores informais recebem o dinheiro de forma digital. Isso quer dizer portanto que esses usuários só podem usar a quantia através do aplicativo Caixa Tem ou do Internet Banking. Só a partir da liberação dos saques é que essas pessoas podem retirar a quantia em espécie.
A ideia inicial do Governo Federal era que esse pagamento da quarta parcela do benefício fosse o último. No entanto, esse plano teve que mudar depois que membros do Planalto perceberam que a situação da pandemia não apresentou melhoras.
Recentemente, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Com isso, os repasses que seguiriam até julho, agora deverão se manter até, pelo menos, o próximo mês de outubro.
Os valores seguem os mesmos. São parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender do público. Os usuários que irão receber essas quantias são os mesmos 37 milhões que recebem atualmente. Ninguém mais entra.
O plano do Governo Federal agora é manter o pagamento do Auxílio Emergencial até o próximo mês de outubro e logo depois iniciar os repasses do novo Bolsa Família. O programa deverá entrar em cena a partir do próximo mês de novembro.
O Governo, no entanto, não deu muitos detalhes sobre o novo projeto. Só o que se sabe é que ele vai passar a se chamar Auxílio Brasil e vai ficar maior em relação ao tamanho da atual versão do Bolsa Família.
Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,7 milhões de brasileiros são usuários do programa. Esse número deve subir para a casa dos 17 milhões. Pelo menos essa é a previsão inicial do Palácio do Planalto.