O Governo Federal está terminando os pagamentos da terceira parcela do Auxílio Emergencial nesta quarta-feira (30). A data final marca a vez dos informais que nasceram nos meses de novembro e dezembro. Além desse grupo, os usuários do Bolsa Família que possuem Número de Inscrição Social terminando em 0 também recebem o benefício.
Com esses últimos pagamentos, o Governo fecha oficialmente os repasses do terceiro ciclo. E agora muita gente está se perguntando quando começam as liberações dos saques para o grupo dos informais. E de acordo com informações da própria Caixa Econômica isso deve começar a acontecer nesta quinta-feira (1).
Então dá para dizer que os funcionários da Caixa não terão muito descanso. Isso porque os repasses acabaram em um dia e a liberação dos saques começam em outro. Vale lembrar que essas datas passaram recentemente por uma grande mudança por parte do banco. Eles decidiram antecipar o calendário oficial desse terceiro ciclo.
Originalmente, eles não iriam começar a liberar esses saques na quinta (1), mas decidiram fazer isso para evitar que a espera entre as liberações fosse tão grande. No entanto, vale lembrar que o processo de liberação não acontece da mesma forma para todos os grupos. Eles também precisam seguir as datas dos seus aniversários como uma base.
A quinta-feira (1), por exemplo, marca a liberação dos saques apenas para os informais que nasceram no mês de janeiro. Esse grupo vai poder portanto movimentar o dinheiro em espécie em agências de todo o Brasil.
Essa certamente é uma boa notícia para as pessoas que, por algum motivo, não estão conseguindo movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. Isso porque elas agora poderão ir até o banco para tirar a quantia do benefício.
Aliás, quem retirou uma parte do dinheiro dessa terceira parcela vai poder sacar a outra parte no caixa agora. Quem não movimentou nada, agora vai poder pegar a quantia completa. No entanto, quem gastou tudo ainda pelo Caixa Tem, não vai poder tirar nada agora.
Veja abaixo o calendário de saques da terceira parcela:
Este ano o Auxílio Emergencial está pagando parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375. E isso vale tanto para os informais como para as pessoas que estão recebendo o benefício através do programa Bolsa Família.
Oficialmente o que se sabe é que o projeto vai ter mais uma parcela além dessas. No entanto, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo vai prorrogar portanto o benefício por mais dois ou três meses a depender do andamento da pandemia do novo coronavírus.
Aliás, o próprio Presidente Jair Bolsonaro vai dar uma declaração sobre esse assunto em breve. Além de falar sobre o Auxílio Emergencial, ele também deve dar mais detalhes sobre o novo Bolsa Família. Pelo menos é isso o que as informações de bastidores contam.