A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta semana que bloqueou uma série de contas do auxílio emergencial de R$ 600. A maioria dos bloqueios aconteceu por suspeita de fraude. Nesses casos, é necessário ir a uma agência da Caixa. Em casos de documentação faltando, ela pode ser enviada por WhatsApp.
O bloqueio foi feito por causa de ataque hacker de maio, em que criminosos encontraram brecha no aplicativo Caixa Tem, acessaram contas e desviaram dinheiro. Foram bloqueadas cerca de 1,3 milhão de contas. Essas contas apresentaram indícios de fraude ou dados inconsistentes.
Quando o bloqueio acontece por suspeita de fraude, a mensagem que aparece no aplicativo é: “É necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”. Quando o bloqueio é por dados inconsistentes, a mensagem é: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”.
Para evitar aglomeração em agências da Caixa nos casos em que o beneficiário deve comparecer para fazer o desbloqueio, o banco criou um novo calendário. Até esta sexta-feira, 24 de julho, nascidos em janeiro, fevereiro e março podiam desbloquear a conta. Nascidos em abril e maio devem comparecer a uma agência entre 27 e 31 de julho. Nascidos em agosto, setembro e outubro, entre 10 e 14 de agosto. Nascidos em novembro e dezembro, entre 17 e 21 de agosto.