Recentemente, foi divulgado que milhares de contas do auxílio emergencial de R$ 600 foram bloqueadas. Quem teve a conta bloqueada e nasceu em abril e maio pode desbloqueá-la até sexta-feira, 31 de julho. Esse grupo deve comparecer a uma agência da Caixa.
O grupo de contas bloqueadas e que devem comparecer a uma agência são suspeitas de fraude. Para evitar aglomeração em agências da Caixa nos casos em que o beneficiário deve comparecer para fazer o desbloqueio, o banco criou um novo calendário. Até a última sexta-feira, 24 de julho, nascidos em janeiro, fevereiro e março podiam desbloquear a conta.
Nascidos em abril e maio devem comparecer a uma agência entre 27 e 31 de julho. Nascidos em agosto, setembro e outubro, entre 10 e 14 de agosto. Nascidos em novembro e dezembro, entre 17 e 21 de agosto.
Os beneficiários do auxílio que tiveram a conta bloqueada por problemas nas informações cadastrais pode resolver a questão digitalmente. Nesses casos, o app solicita que a documentação seja enviada por WhatsApp.
Quem teve a conta bloqueada por problema no cadastro terá o desbloqueio feito em até 24 horas após o envio da documentação. No caso dos bloqueios que necessitam a ida a uma agência, a Caixa afirma que os beneficiários devem respeitar o calendário.