Apesar de um grupo já ter começado a receber o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial de R$ 600, ainda há milhares de brasileiros sem ter certeza se receberão o benefício. Nesta semana, a quarta parcela começou a ser paga para os beneficiários do Bolsa Família.
O pagamento para beneficiários do Bolsa Família segue até o dia 31 de julho. Já o pagamento para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que fizeram o cadastro pelo site ou aplicativo começa quarta-feira, 22 de julho, de acordo com o mês de aniversário.
No Jornal Nacional desta segunda-feira, foram mostrados casos em que o pedido de auxílio emergencial foi negado. Sobre os casos mostrados no telejornal, o Ministério da Cidadania alegou que havia pendências nos cadastros e que os cidadãos podem recorrer pela Defensoria Pública da União ou pelo aplicativo da Caixa.
Mesmo com o prazo de cadastro finalizado no dia 2 de julho, quem fez a inscrição até a data pode ter a possibilidade de corrigir ou contestar o resultado.
Também nesta segunda-feira, a Dataprev afirmou que já foram processados um total de 99,8% dos pedidos de auxílio emergencial de R$ 600. Destes, a maioria fez cadastro entre os dias 17 de junho e 2 de julho. O calendário de pagamento das cinco parcelas para esse grupo deve ser divulgado nos próximos dias.