Nesta quinta-feira (23), o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, afirmou que 51% do total de contas digitais bloqueadas foram por suspeita de fraude. Para as pessoas com a conta bloqueada, aparece uma mensagem no aplicativo orientando a comparecer à uma agência para regularizar o acesso.
Com o objetivo de evitar filas e aglomerações, a Caixa estabeleceu um cronograma para o desbloqueio escalonado de acordo com o mês de aniversário, de 24 de julho a 21 de agosto.
O restante das contas (49%) foi suspenso por haver inconsistências no cadastro. Aquele que teve sua conta bloqueada por inconsistência no cadastro, não precisará ir à agência, pois podem resolver a situação pelo próprio aplicativo.
A Caixa informa que no aplicativo há a opção “Liberar Acesso”. Nele, o beneficiário receberá uma mensagem para finalizar o cadastro enviando documentos pelo WhatsApp. Ele será redirecionado para a conversa pelo próprio aplicativo por meio de um link.
“Reforçamos que só o aplicativo Caixa TEM pode pedir para vocês o envio de algum tipo de documento, nenhum outro aplicativo ou e-mail pode pedir esse tipo de informação”, ressaltou Pedro Guimarães.
“Fizemos isso para reduzir qualquer tipo de fila nas agências. Percebemos que, nas contas com indícios grandes de fraude, poucas pessoas estão indo às agências. Para as contas com algum tipo de problema no cadastro, muitas pessoas estão indo”, completou.
Na terça-feira (21), o presidente da Caixa Econômica Federal afirmou que centenas de milhares de contas foram bloqueadas e que grande parte foram abertas por hackers.
“Centenas de milhares de contas foram suspensas, temos as provas da grande maioria que foi utilizada por hackers, mas pessoas honestas foram penalizadas, já que, para salvar e defender o dinheiro público, fizemos uma medida mais forte”, disse.
A Caixa não divulgou o número de contas bloqueadas, mas segundo o presidente banco, o bloqueio foi inferior 5% dos 65,2 milhões (o equivalente a 3,26 milhões).