Nesta segunda-feira (20), beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS estão relatando dificuldade para acessar os recursos através do aplicativo Caixa Tem. É por meio do aplicativo que os beneficiários dos programas movimentam o dinheiro para fazer compras e pagamentos até que o saque e transferência sejam liberados.
Nas redes sociais, usuários relatam que não estão conseguindo acessar o Caixa Tem, seja para usar o recurso do auxílio emergencial ou do FGTS, seja para acessar o saldo. Ainda, relatam a demora para concluir uma simples transação de compra e que a fila virtual de acesso continua.
A Caixa Econômica Federal informou que, devido ao grande número de acessos simultâneos nesta segunda-feira (20) em razão do pagamento do Fundo de Garantia para os nascidos em abril, o aplicativo apresentou intermitência no início da manhã, mas já voltou ao normal.
“Os recursos disponíveis aos trabalhadores com direito ao saque emergencial de até R$ 1.045 seguiram podendo ser consultados normalmente no aplicativo Caixa Tem e no site fgts.caixa.gov.br“, afirmou em nota.
Ainda, o banco informou que já pagou pelo Caixa Tem mais de R$ 121 bilhões do Auxílio Emergencial para 65,2 milhões de pessoas.
Os problemas com o aplicativo Caixa Tem começaram ainda no mês passado, quando a Caixa incluiu o pagamento do FGTS no app que dá acesso ao uso da poupança social digital.
O aplicativo da Caixa foi criado para os beneficiários do auxílio emergencial sem conta em banco poderem ter o pagamento do benefício por meio da poupança social digital. Depois o acesso foi ampliado para todos os beneficiários, mesmo aqueles com conta bancária, para que pudessem receber o auxílio em um primeiro momento, para fazer compras e pagamentos, até o saque ser autorizado.