Direitos do Trabalhador

Auxílio emergencial: Dataprev concluiu análise de 1,5 milhão de contestações

Nos próximos dias, o cadastro do auxílio emergencial de R$ 600 de cerca de 1,5 milhão de pessoas deve ser aprovado. Esse número havia feito contestação e passaram por uma nova análise da Dataprev, que aceitou o pedido. Mesmo aprovados após o fim do prazo de cadastramento, os novos aprovados terão direito às cinco parcelas.

A Dataprev é responsável por liberar o pagamento da primeira parcela do auxílio. Antes do pagamento de cada nova parcela, o Ministério da Cidadania faz uma nova análise para verificar se o beneficiário ainda cumpre aos requisitos. Caso tenha deixado de cumprir aos requisitos, o pagamento do auxílio é cortado.

A empresa informou que no último dia 9 de julho encaminhou as contestações para o Ministério da Cidadania. Esses 1,5 milhão de trabalhadores entraram com contestação ao resultado do auxílio nos últimos três meses. Ainda não foi divulgado quando os cadastros serão aprovados, após passarem pela homologação do ministério.

Ainda de acordo com a Dataprev, semana passada foram concluídos o processamento dos cadastros feitos entre 17 de junho e 2 de julho, quando o prazo foi encerrado. O resultado desse grupo foi enviado ao Ministério da Cidadania no último dia 7.

Nos últimos dados divulgados, foi informado que 65,4 milhões de brasileiros foram considerados elegíveis ao auxílio. Além disso, 42,5 milhões foram considerados inelegíveis após fazerem o cadastro.