Auxílio emergencial: consulte os pagamentos da 5ª parcela

Através do Portal da Dataprev, os cidadãos podem obter informações liberadas de modo repentino, ou seja, sem aviso prévio.

O Governo Federal deve divulgar o calendário da quinta parcela do auxílio emergencial a qualquer momento. Em razão disso, é importante saber como acessar o site oficial da Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, responsável por guardar e analisar os dados dos beneficiários do Auxílio Emergencial, Bolsa Família, e outros programas.

Através do Portal da Dataprev, os cidadãos podem obter informações liberadas de modo repentino, ou seja, sem aviso prévio. Diante disso, o beneficiário que tenha interesse em saber sobre a sua situação em alguns dos programas sociais do Governo Federal, podem estar realizando o procedimento de consulta.

Para acessar a plataforma da empresa, basta informar alguns dados pessoais, como número do CPF, nome completo, nome da mãe e data nascimento. Além de verificar o benefício, é possível consultar:

  • Resultado das análises sobre os pedidos de auxílio;
  • Data de recebimento e envio dos pedidos;
  • Motivo da negativa do auxílio emergencial;
  • Situação e contestação do pedido negado.

Como está previsto na MP que viabilizou o retorno do auxílio emergencial, este ano só recebem o benefício quem fez parte do programa em 2020. Ademais, precisam ser integrantes de famílias cuja renda bruta mensal seja de até três salários mínimos (R$ 3.300), com uma divisão por pessoa inferior ou igual a meio piso nacional (R$ 550).

Além do Portal da Dataprev, o beneficiário pode realizar a consulta através do site da Caixa Econômica Federal e pelo telefone 111.

Saques da 4ª parcela em andamento

O cronograma de saques e transferências da quarta parcela do auxílio emergencial entrou em vigência na última segunda-feira (2). Os beneficiários nascidos em janeiro que esperaram para sacar o benefício em espécie já podem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para resgatar o dinheiro.

Também, a partir desta terça-feira (3), os contemplados nascidos em fevereiro já podem sacar o benefício. Hoje, nesta  quarta-feira (4) será a vez dos cidadãos que fazem aniversário em março e assim por diante.

A Caixa vem antecipando os calendários de pagamentos e de saques das parcelas do auxílio emergencial 2021. Devido a isto, a data para retirada do benefício do quarto ciclo que estava prevista para o dia 13 de agosto, foi alterada para o dia 2 de agosto.

Para realizar o saque em dinheiro do benefício o cidadão precisa fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Na sequência, ele deve inserir a senha para visualizar o código, que possui duração de 1 hora.

Com os números em mãos, o beneficiário deve se dirigir até uma das agências da Caixa, unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui para resgatar o dinheiro. Basta apresentar o código ao atendente ou inserir no terminal de autoatendimento.

Caso o contemplado queria transferir o dinheiro, é possível realizar o procedimento no próprio aplicativo, através do TED ou PIX. Além disso, o cidadão pode movimentar o benefício com os recursos disponibilizados pela plataforma, como compras online com cartão de débito virtual e pagamento de contas e boletos, por exemplo.

Veja também: Auxílio emergencial 2021: Pagamento da 5ª parcela a partir do dia 18

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.