Auxílio emergencial: CAIXA faz novo pagamento hoje(25/08); veja quando sacar

De acordo com informações do calendário oficial do Auxílio Emergencial, nascidos em junho recebem 5ª parcela nesta quarta, 25

O Governo Federal está seguindo nesta semana com as liberações da 5ª parcela do Auxílio Emergencial. Trata-se portanto da primeira liberação da prorrogação do benefício. Nesta quarta-feira (25), por exemplo, é a vez dos informais que nasceram no mês de junho e dos usuários do Bolsa Família que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6.

No caso dos informais, a situação é um pouco mais complexa. Isso porque no caso deles esse pagamento está acontecendo apenas de maneira digital. Então os trabalhadores que nasceram em junho podem usar o dinheiro neste primeiro momento apenas através do aplicativo Caixa Tem ou mesmo do Internet Banking.

De acordo com o calendário oficial do programa, esses brasileiros só poderão sacar a quantia em espécie a partir do próximo dia 10 de setembro. Então quem quiser fazer isso vai ter que esperar mais alguns dias para ter acesso ao dinheiro. Até lá, a utilização só vai poder acontecer de maneira digital mesmo.

Em tese, o trabalhador tem algumas opções. Ele pode usar todo o montante agora. Só que neste caso ele não vai poder sacar nada a partir do próximo dia 10 de setembro. Outra opção é não gastar nada agora e depois ter o direito de tirar toda a quantia de uma vez por meio do saque. Essa é portanto uma outra ideia.

Há ainda a possibilidade de usar apenas uma parte do dinheiro e maneira digital. Por essa lógica, ele vai poder tirar a outra parte do próximo dia 10 de setembro. Boa parte dos usuários do Auxílio Emergencial preferem seguir essa lógica. No entanto, vale sempre lembrar que cada um deve seguir a forma que achar melhor para si.

Bolsa Família

Vale lembrar que os usuários que estão recebendo o Auxílio Emergencial através do Bolsa Família não passam por essa situação. É que de acordo com as regras oficiais dos dois programas, essas pessoas seguem apenas um calendário.

Em resumo, esses usuários podem sacar o dinheiro do benefício assim que a quantia passa pela primeira liberação. Nesta quarta-feira (25), por exemplo, os usuários que tenham o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6 podem sacar o valor da 5ª parcela normalmente.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 10 milhões de pessoas que recebem o Bolsa Família estão neste momento usando o dinheiro do Auxílio. Logo depois, elas voltam para o programa original.

Prorrogação do Auxílio

Essa 5ª parcela do programa emergencial é também o primeiro ciclo de pagamentos da prorrogação do benefício. Isso quer dizer portanto que os usuários estão recebendo o dinheiro dos meses adicionais do projeto.

De acordo com o próprio Governo Federal, os mais de 37 milhões de brasileiros do Auxílio Emergencial seguirão recebendo esse dinheiro, pelo menos, até o próximo mês e outubro. É neste momento que o Planalto pretende acabar com o benefício de vez.

A partir de novembro, a expectativa é que eles comecem os repasses do novo Bolsa Família. O texto da Medida Provisória (MP) desse programa está nas mãos do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.