Os pagamentos do auxílio emergencial, por meio de depósitos, chegaram ao fim, de maneira oficial, no último domingo, 31 de outubro. Na ocasião, os informais que nasceram no mês de dezembro receberam a última parcela do benefício. No entanto, mais um calendário de pagamentos do benefício será liberado: o cronograma de saques em espécie do auxílio.
Veja também: Auxílio emergencial de R$600 será liberado para ESTE público
Neste feriado do dia 02 de novembro, o benefício terá uma pausa, uma vez que o governo federal não realizará nenhuma liberação do saque para nenhum grupo de informais do benefício. Os repasses em espécie somente voltarão na próxima quarta-feira, 04 de novembro e e seguirão normalmente nesta semana até a próxima sexta-feira, 05 de novembro.
Na segunda-feira, a liberação de saques da 7ª parcela do auxílio emergencial aconteceu para os nascidos no mês de janeiro. O grupo recebeu o valor por meio de depósito no último dia 20 de outubro. Agora, eles puderam retirar o valor em espécie.
A 7ª parcela do auxílio emergencial de até R$375 voltará somente quarta-feira, 03 de novembro. Na ocasião, os nascidos em fevereiro receberão o benefício. Aqueles que fazem aniversário em março poderão retirar o dinheiro em espécie a partir da próxima quinta-feira (4). Já na sexta-feira (5), vai ser a vez daqueles usuários informais que nasceram no mês de abril.
Depois dos depósitos, o público geral do Auxílio Emergencial conta com a liberação de saques e transferências. Nesse sentido, aqueles participantes que precisam dos valores em mãos deverão esperar pelas datas certas.
Assim, o calendário se organizou da mesma maneira que o de depósitos, ou seja, pelo mês de nascimento de cada um. A partir do dia de liberação, portanto, o participante poderá se dirigir às agências bancárias ou casas lotéricas para fazer o saque.
Saque em espécie – disponibilidade física do valor
Oficialmente, o que se sabe até aqui é que essa foi a última parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, o projeto em questão estava atendendo no seu último mês algo em torno de 35 milhões de pessoas.
Só que há uma ala dentro do Palácio do Planalto que ainda está tentado convencer o Presidente Jair Bolsonaro a prorrogar o benefício por mais algum tempo. No entanto, em entrevista recente para uma rádio do Rio Grande do Sul, o chefe de estado negou que isso vá acontecer.
Por fim, o Ministério da Cidadania já deixou claro que as datas de pagamento seguirão as mesmas regras anteriores. Isto é, nos dez últimos dias úteis do mês, a partir do Número de Identificação Social de cada participante. Portanto, a primeira parcela do Auxílio Brasil será nos seguintes dias para os participantes que tenham: